Notícias

Nova diretoria da Acicam será eleita nesta quarta-feira

Acontece na tarde desta quarta-feira (13/4), a eleição da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) que vai comandar a entidade na gestão 2022-2024. Podem votar os comerciantes, industriais, prestadores de serviços, profissionais liberais e outros empreendedores associados e em situação regular perante a entidade.

A votação vai se estender das 13 às 18 horas e será realizada no Auditório Marta Kaiser, no último pavimento do Centro Empresarial Cidade. Encerrada a votação, terá início o escrutínio dos votos, seguido da proclamação do resultado e a posse oficial dos eleitos. Apenas uma chapa (“Acicam Para Todos – Gestão 2022-2024”) foi inscrita para concorrer no pleito.

O atual presidente da Acicam, Ben-Hur Berbet (foto), está à frente da chapa para comandar a entidade por mais dois anos. “Muitas das proposta que tinha para a Gestão 2020-2022 não puderam ser implementadas em razão da limitações e do cenário imposto pela pandemia de Covid-19. Por outro lado, recebi incontáveis manifestações de associados e lideranças empresariais para concorrer a mais um mandato neste crucial e delicado momento de retomada da economia”, explica Berbet.

A chapa inscrita é marcada pela participação de empresários de todos os portes e atuação nos mais diferentes segmentos, mas também pela presença de integrantes que postular pela primeira vez participar da direção da entidade e membros com vasta experiência no comando da Acicam.

A entidade

Fundada em 27 de junho de 1953, a Acicam surgiu como Associação do Comércio e Indústria de Campo Mourão (ACICM), congregando industriais, comerciantes, agricultores e pecuaristas. Oscar Franco Wolf foi o primeiro presidente. Poucas cidades do Paraná contavam na época com associação comercial.

Na história da entidade chama a atenção o pioneirismo. A Acicam foi criada quando Campo Mourão estava com apenas seis anos de emancipação político-administrativa, evidenciando a visão de seus fundadores sobre a importância do associativismo. O Município se estendia por boa parte do Vale do Piquirivaí e predominava a população rural. Na época, a cidade não era acessada por nenhuma rodovia asfaltada e a economia tinha ainda a exploração da madeira como atividade principal.

Atualmente com cerca de 1.200 associados, a entidade está entre as principais associações comerciais do Estado, proporcionalmente ao porte do Município. Entre os pontos que marcam a atuação da Acicam estão o vasto e variado portfólio de serviços ofertados aos associados, a firme atuação em favor do comércio, da indústria e prestadores de serviços, além da participação ativa em ações voltadas ao desenvolvimento de Campo Mourão e região.

Entre os serviços idealizados e implantados pela entidade está, por exemplo, o Protesto Fácil, que tem servido de exemplo para outras associações empresariais. Mas a Acicam conta também o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Junta Comercial, certificação digital, programa de estágio, vale refeição/alimentação, Câmara de Mediação, assessoria jurídica e inúmeros convênios, inclusive da Unimed. Entre os projetos de responsabilidade desponta a Casa das Fraldas e a oferta de orientação para aposentadoria e processos junto ao INSS e Justiça Federal.

Vale ainda o registro de que a entidade abriga o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município (Codecam) e teve participação decisiva na criação do Observatório Social local (o segundo implantado no país).

A história da entidade também não deixa dúvidas quanto à união da classe empresarial mourãoense. Em apenas duas eleições ao longo de mais de seis décadas – em 1987 e em 2010 – houve mais de uma chapa inscrita nas eleições de diretoria da Acicam. Trata-se da mais antiga entidade empresarial da cidade e do Vale do Piquirivaí.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios