Não jogue fora sua garrafa PET, reutilize-a para fazer uma bela plantação de pimentas
Sobretudo vista pouco espaço para cultivar pimenta? Não se preocupe, pois, algumas variedades de pimentas podem se adaptar bem em pequenos espaços. Aprenda agora como plantar pimentas usando garrafas PET e produza lindos frutos. Por isso o blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go irá te ensinar a como plantar pimentas usando garrafas PET.
A reutilização de materiais se tornou necessária para termos um planeta sustentável. O mundo do cultivo possibilita a reciclagem de uma série de produtos. Ensinaremos aqui, como reciclar garrafa PET para ter um excelente cultivo de pimentas.
Além da sustentabilidade, apostar em garrafas PET como recipiente para produção de pimentas, pode ser ótimo para ter bons resultados em seu cultivo.
Algumas espécies de pimentas como a Cambuci e Dedo de Moça, se adaptam super bem então para produzirem os dois primeiros ciclos de frutos. Mas é necessário salientar que para manter a alta produção, essas espécies devem ser transplantadas para vasos maiores.
Outro fator importante, é que apostar no uso de garrafas PET, então pode ser uma boa alternativa para você que quer economizar dinheiro ou que não tem um grande espaço de cultivo em casa.
Para plantar pimentas em garrafas PET, você irá precisar de uma garrafa PET (dê preferência as garrafas maiores de 3L), bico de solda, sementes de pimenta, argila expandida ou pedregulhos, terra e esterco animal.
Primeiramente é necessário fazer a preparação do recipiente, então, para isso, com auxílio do bico de solda, faça furos no fundo da garrafa para garantir que a água não fique acumulada.
Em seguida no segundo passo, iremos montar o substrato. Para então absorver o excesso de água, coloque no fundo, argila expandida ou pedregulhos. Em seguida, em um recipiente a parte, misture bem à terra e o esterco e coloque na garrafa. Pronto, agora é só fazer o plantio.
Na hora que for fazer o plantio, faça um buraco não muito fundo para colocar as sementes. Escolha três sementes de boa qualidade e coloque-as no solo, em seguida cubra com 1 cm de terra e regue bem.
Desenvolvimento das pimentas
Para garantir uma ótima germinação, deixe a garrafa PET em um ambiente com exposição parcial ao sol, além disto faça uma rega diariamente apenas para umedecer o solo.
No caso do plantio de pimenta-dedo-de-moça, em cerca de 14 dias, as sementes já irão ter germinado e por volta de 1 mês e 15 dias, já é esperado que sua pimenteira dê as primeiras pimentas. Lembrando que esse período irá variar conforme a pimenta plantada.
Após dois ciclos de produção de pimentas, para garantir boas colheitas no futuro e potencializar o desenvolvimento de sua planta, o ideal é transplantar seu pé de pimenta para um vaso maior. Tenha em mente que isso não é uma regra.
Cuidados com o cultivo
O ideal é que a pimenta após germinada fique exposta ao sol por pelo menos 3 horas. Sempre então que notar à terra seca, regue uma quantidade suficiente para começar a pingar no fundo da garrafa. Dê preferência para fazer o cultivo em épocas de calor, quando chegar o inverno, faça podas para sua planta voltar com tudo no verão.