Notícias

Padre brasileiro fica na Ucrânia e cuida de abrigo em igreja

Enquanto muita gente tenta sair da Ucrânia, que ainda sofre com os ataques da Rússia, o padre brasileiro Lucas Perozzi Jorge, de 36 anos, decidiu ficar por uma causa mais que nobre: cuidar de pessoas abrigadas em uma igreja em Kiev.

Nascido em Álvares Machado, no interior de São Paulo, o padre Lucas está no país desde 2004 e, mesmo com a guerra, não pretende abandonar o lugar em que ele conta que cresceu, evoluiu e se ordenou sacerdote da Igreja Católica.

“Eu sempre tive a certeza de ficar aqui. Já me falaram para voltar, mas aqui é o meu lugar, o lugar que eu escolhi para compartilhar, seja na alegria ou na guerra”, contou.

Padre Lucas trabalha e mora na Paróquia Dormição da Santíssima Virgem Maria. Após o início dos bombardeios, o local tornou-se um refúgio para quem busca proteção contra a guerra. O local abriga, até o momento, 28 pessoas, sendo cinco crianças.

Acolhimento

Padre Lucas Perozzi Jorge está na Ucrânia desde 2004 e diz não querer sair do país — Foto: Arquivo pessoal

Padre Lucas estava fora de Kiev quando os bombardeios começaram e logo tratou de voltar para a paróquia.

“Eu estava no extremo oeste da Ucrânia, onde está um irmão. Eu estava fazendo um curso e soube da explosão da guerra e decidi voltar o mais rápido possível”, disse.

O acolhimento aos ucranianos e o apoio espiritual são os maiores motivos para o religioso permanecer no país.

“É uma grande responsabilidade. Eu tenho de levar a palavra de Deus não somente porque sou padre, mas por ser cristão”, falou.

E apesar de entender todos os riscos que corre, o padre garante que está fazendo a coisa certa. Ele explica que não está sozinho nesta missão, que é acolher quem precisa.

“Tem mais pessoas que moram aqui. Estamos em quatro padres, outras duas pessoas que nos ajudam e as pessoas sem casa. Nós estamos acolhendo quem precisa de um local”, finalizou.

Padre Lucas acolhe pessoas em busca de proteção contra a guerra — Foto: Arquivo pessoal

Brasileiros fazendo a diferença

Assim como o padre Lucas, outros brasileiros estão fazendo a diferença para os refugiados ucranianos. Aqui e na Europa, muitos ofereceram casa e comida para os que mais precisam.

Padre Lucas acolhe pessoas em busca de proteção contra a guerra — Foto: Arquivo pessoal

Com Só Notícia Boa (com informações de Nova Iguassu Online)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios