[the_ad_group id="3495"]

Jovem surda viraliza ao escutar pela primeira vez; confira a reação

Nas últimas semanas, viralizou nas redes sociais um vídeo em que uma jovem surda escutava pela primeira vez, após passar por uma cirurgia de implante coclear. Isabela Coelho nasceu com perda severa e profunda de audição, o que significa que é surda. Agora, aprende “a ouvir como uma bebê”, segundo relata a própria.

No perfil do Twitter (@surdaqueouve), Coelho compartilha a sua jornada para aprender a escutar, após o implante. O primeiro vídeo foi publicado no dia 16 de fevereiro e, hoje, já lista as músicas que mais gosta de ouvir, por exemplo.

Como é aprender a ouvir?

A seguir, confira as reações de Coelho ao ativar o aparelho auditivo e ouvir sons pela primeira vez na sua vida:

“Alguns de vocês já viram surdos ouvirem pela primeira vez e geralmente são vídeos bonitinhos dando a ideia de que para os surdos ouvir som pela primeira vez é algo incrível para eles”, explica em um fio no Twitter sobre a experiência.

“Minha reação tosca mostra a realidade”, explica. No entanto, “não tenho vergonha nenhuma de mostrar isso, pois estou feliz por correr atrás e recomeçar todo o processo [de reabilitação auditiva]”, complementa.

Sobre os desafios do processo, a jovem surda explica que “é igual aprender a andar de bicicleta”. Por enquanto, precisa se esforçar para escutar mesmo que seja “irritante”, para que com o tempo a atividade se torne “razoavelmente confortável”.

Melhores músicas para escutar

Nesta semana, a jovem completou 21 dias conseguindo ouvir após a cirurgia de implante coclear. “Agora, entrei na fase de ouvir música, pois já consigo distinguir alguns sons”, conta.

Nesta etapa, compartilha uma lista, por exemplo, quais músicas mais gostou de ouvir, como Don’t stop me now, do Queen, ou ainda Starman, do David Bowie. Além disso, alguns gêneros musicais pareceram bem interessantes para ela, como country e composições de funk e pagode “bem antigas”.

O que é implante coclear?

Implante coclear (como o do foto) devolve audição a pacientes (Imagem: Reprodução/Twenty20photos/Envato Elements)

Para conseguir ouvir, Coelho passou por uma cirurgia em que o implante foi instalado, já que os aparelhos auditivos convencionais não trazem benefícios. “O uso de implante coclear [IC] está indicado para habilitação e reabilitação auditiva de pessoas que apresentem perda auditiva neurossensorial, de grau severo a profundo”, explica a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO).

“O IC consiste de uma unidade interna – que é implantada durante a cirurgia — e uma unidade externa, conhecida como o processador de fala, que se parece com um aparelho auditivo, mas tem a função de captar os estímulos sonoros e encaminha-los decodificados à unidade interna através de uma antena imantada”, detalha a Universidade Federal do Espírito Santo (Uefes).

Do CanalTech (com informações do Uefes e SBO)

Sair da versão mobile