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INSS retoma atendimento presencial de serviços agendáveis

Agências que devem prestar atendimento espontâneo (sem agendamento) serão definidas a partir de 30 de março

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam o atendimento presencial de todos os serviços disponíveis no portal e aplicativo Meu INSS a partir do dia 14 de março. Assim, pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de extratos, certificados e outros documentos vão poder ser realizados presencialmente.

O agendamento continua sendo feito pelo site e via aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Esses serviços ainda podem ser realizados de forma totalmente digital, sem a necessidade de comparecimento nas agências.

Covid-19

Desde o início da pandemia, o INSS restringiu o atendimento presencial para evitar aglomerações nas unidades de atendimento. Apenas serviços que não podiam ser feitos de forma remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional podiam ser realizados presencialmente, mediante agendamento.

Atendimento espontâneo

O INSS também deve retomar o atendimento realizado sem agendamento prévio, o chamado atendimento espontâneo. Caso o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, ele pode procurar agências físicas para realizar agendamento ou esclarecer dúvidas.

As unidades que devem prestar esse tipo de atendimento devem ser definidas a partir de 30 de março.

Com RIC Mais

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