Completou um mês, na semana passada, da implantação da plataforma digital Colab, um canal virtual de interação entre o cidadão e a administração municipal. Nesse período, 112 demandas postadas pelos munícipes sobre serviços públicos foram atendidas e 147 estão em aberto. Um total de 648 pessoas fizeram uso do aplicativo ou o website.
O centro da cidade foi o setor que mais apresentou demandas, a maioria direcionadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA). Nessa área, 39 solicitações foram resolvidas. Lideram as solicitações reclamações sobre terrenos sujos de mato, maus tratos a animais e descarte irregular de lixo.
Problemas relacionados a iluminação pública (lâmpadas apagadas à noite) também estiveram entre a maior parte das demandas direcionadas à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB). Através do Colab também foi realizada consulta pública para escolha de local e nome do parque para cães. Pela plataforma é possível ainda divulgar comunicados de utilidade pública, entre outras funcionalidades de suporte para uma gestão mais eficiente e inovadora na administração pública.
Aproximar o cidadão do governo municipal através da tecnologia é a proposta do Colab, dentro do projeto de governança “Cidade Inteligente”. “É uma forma de organizarmos melhor o atendimento ao cidadão e da população colaborar com o setor público”, observa o coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco. Ele lembra que o canal da Ouvidoria, via telefone 156, continua funcionando para o cidadão que não faz uso da ferramenta.