Os números do “Custo de carregamento no mercado de lotes” servem para orientar
A quanto deverá subir a soja para valer a pena guardar? De acordo com o analista sênior da TF Consultoria Agroeconômica, Luiz Pacheco, o ponto fundamental para a tomada desta decisão será “ considerar os custos do carregamento da posição para os próximos meses”.
“Com níveis de colheita atingindo cerca de 25% no Brasil, o sojicultor começa a se perguntar se deve vender tudo logo ou esperar os preços subirem mais. Independentemente da resposta a que chegar, ele deve [ficar atento aos] preços, dos contratos do mês de Fevereiro22 corrigidos até Janeiro23”, explica o especialista.
Então, aponta Pacheco, os números do “Custo de carregamento no mercado de lotes” servem para orientar o produtor brasileiro a tomar a sua decisão se o preço que lhe é oferecido vale a pena ou não. Se esse custo estiver maior nos meses a frente do que é agora, “não valeu a pena guardar. Se for maior, continua valendo a pena”, conclui o analista sênior da TF.
Outro fator muito importante a ficar atento, de acordo com ele, é a possibilidade de conflito entre Rússia e Ucrânia, que são grandes produtores, exportadores ou importadores de soja ou de subprodutos do complexo.
“O simples fato de um conflito – que será de grandes proporções, se ocorrer, como os norte-americanos garantem – vai afetar diretamente o petróleo, que deverá explodir, arrastando consigo os biocombustíveis, os fretes mundiais, o dólar (que é sempre um porto seguro para quaisquer ativos) e, de um modo geral, as commodities (que poderão faltar, com o grande aumento da demanda e os problemas de entrega)”, diz Pacheco.
“Então, quaisquer análises, sejam técnicas ou fundamentais, que façamos agora, poderão ser anuladas se o conflito entre a Rússia e a OTAN, na Ucrânia, realmente começar, como garante o governo dos Estados Unidos”, conclui.