Um tereno de quase 5 mil metros quadrados no Jardim Albuquerque foi doado pelo município de Campo Mourão ao governo do Estado para construção da Delegacia Cidadã. A formalização com lavratura da escritura pública foi realizada em cerimônia nesta quinta-feira (17), no Paço Municipal.
O delegado Nilson Rodrigues da Silva, lembrou que tratou sobre o assunto na primeira visita que fez à prefeitura quando assumiu o comando da Polícia Civil. “O prefeito se interessou e as coisas começaram a andar e agora está formalizada a doação do terreno, muito bem localizado. Esse é o primeiro ato e agora vou pessoalmente levar o documento para Curitiba para o prosseguimento dos trâmites”, ressaltou o delegado.
O prefeito Tauillo enfatizou sobre a importância da nova delegacia, num modelo moderno de segurança pública. “Temos essa boa parceria com o governo do Estado e com as forças de segurança e essa delegacia é mais um avanço no nosso projeto de cidade mais humana e inteligente”, destacou. Ele lembrou que o município também cedeu terrenos para o Poder Judiciário para construção do novo Fórum e de uma usina de energia solar.
DELEGACIA CIDADÃ – O delegado explicou que uma Delegacia Cidadã possui infraestrutura de atendimento com espaços mais humanizados para o público em geral e para as vítimas de crimes. “É uma delegacia que não tem presos”, observa. Ela reúne diversas especialidades em um único local, com serviços centralizados para a população, o que diminui custos diários da Polícia Civil.
O projeto foi pensado para um novo fluxo de atendimento com salas para advogados e para a Polícia Militar. Outro espaço exclusivo é do Instituto de Identificação, responsável pela emissão do RG, o que vai agilizar ainda mais a confecção de documentos dos moradores.
Além do prefeito e do delegado, participaram da cerimônia de assinatura o deputado federal Rubens Bueno, a vice-prefeita Fátima Nunes, o representante do governo do Estado, engenheiro Fernando Cavali, o presidente do Conselho Municipal de Segurança, Elso Sousa Novais, o tenente Miguel, que representou o 11º BPM, entre outras autoridades.