A pesquisa é feita com mais de 80 mil estudantes, de 115 cidades, que se graduaram no exterior
Com planos de fazer um intercâmbio ou cursar uma universidade, mas tem dúvida sobre qual destino escolher? A QS Quacquarelli Symonds, empresa britânica especializada em educação, acaba a nova edição do QS Best Student Cities Ranking, com a lista melhores cidades do mundo para ser estudante.
São Paulo é a única cidade brasileira a figurar entre as 100 melhores cidades para estudar no mundo. A capital paulista ficou na 80ª colocação, à frente de destinos tradicionais como Stuttgart (83º), Joanesburgo (92º), Miami (107º) e Quebec (113º).
As outras cidades latino-americanas no ranking são Buenos Aires (22º), Santiago (57º), Cidade do México (68º); Monterrey (97º), Bogotá (98º) e Lima (115º)
Como é feito o ranking das melhores cidades para ser estudante
A Quacquarelli Symonds também utiliza dois critérios iniciais para decidir quais cidades serão avaliadas no ranking. A cidade precisa ser um centro urbano com uma população mínima de 250.000 habitantes e ter, no mínimo duas universidades, no QS World University Rankings.
A pesquisa é feita com mais de 80 mil estudantes, de 115 cidades, que se graduaram no exterior e considera fatores como custo de vida, oportunidades de empregos durante e após a conclusão dos estudos, segurança, inclusão, diversidade, acolhimento dos locais, acessibilidade, entre outros.
As 10 melhores cidades para ser um estudante
1 – Londres (Inglaterra)
2 – Munique (Alemanha)
3 – Seul (Coreia do Sul)
4 – Tóquio (Japão)
5 – Berlim (Alemanha)
6 – Melbourne (Austrália)
7 – Zurique (Suíça)
8 – Sydney (Austrália)
9 – Boston (Estados Unidos)
10 – Montreal (Canadá)
80 – São Paulo (Brasil)