Notícias

Conheça 10 nomes inusitados e engraçados no Brasil

Alguns nomes da lista são extremamente originais

Criatividade é o forte do brasileiro – e para o azar dos filhos, essa criatividade é muito vista no cartório de registro civil. O Brasil tem uma vasta coleção de diferentes nomes estranhos, possuindo mais de 1.000 nomes únicos que só existem em nosso país.

É promessa? É erro de digitação? Excesso de imaginação? Falha na comunicação entre pai e mão? Independente do motivo, é fato que os nomes brasileiros a seguir são bastante originais e vai ser difícil vê-los tão facilmente por aí.

Mas que fique claro, o intuito não é constranger ninguém por causa dos nomes inusitados e engraçados que apresentaremos. Porém, esses nomes criativos despertam nossa curiosidade e as pessoas adoram conhecer registros que fogem do lugar comum!

Segundo a Lei 6.015/73, os oficiais do cartório de registro civil possuem autonomia para negarem o registro de nomes que fogem do comum. Essa autonomia deve ser exercida em casos onde se observa possível constrangimento ou sofrimento futuro para a criança.

Porém, nomes curiosos e criativos continuam surgindo e ainda há os nomes engraçados que foram registrados antes dessa lei de 1973. Vamos conhecer agora alguns desses inusitados nomes?

1. Alice Barbuda

Inaugurando os nomes estranhos femininos, temos a Alice Barbuda.

Alice é um belíssimo nome, cujos significados podem ser “verdadeira, real, autêntica” ou “nobreza, de linhagem nobre”.

Vendo dessa forma, Barbuda não é a melhor combinação, concorda?

2. Maria Você Me Mata

Por mais fofo que seja pensar que os pais imaginaram algo como “Maria você me mata de amor”, esse é mais um dos nomes estranhos femininos.

Apesar de Maria ser um lindo nome e um dos mais populares do mundo em função de ter sido a mãe de Jesus Cristo, a combinação com “Você Me Mata” não favoreceu em nada a beleza do nome.

3. Hypotenusa Pereira

Um dos mais curiosos nomes femininos acaba sendo bastante matemático. Hypotenusa (ou, em portugês, hipotenusa) se trata de um termo presente no teorema de Pitágoras.

Aliás, você lembra desse famoso teorema matemático?

“Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos”

Portanto, espera-se que a criança goste tanto de matemática quanto os pais. Pensando por este lado, é um nome inusitado que pode ajudar a criança no mundo dos estudos. Tudo na vida tem um lado positivo, não é mesmo?

4. Dólar Rodrigues

Rodrigues é o 5º sobrenome mais comum no Brasil e significa “filho de Rodrigo”. Agora, o “Dólar” se trata da moeda mais comercializada no mundo, tendo forte impacto nos preços de alimentos e serviços praticados na economia brasileira.

Vamos torcer então para que o Dólar Rodrigues pare de crescer e não afete muito mais o nosso bolso!

5.  Jair Dinheiro

Dizem que você atrai aquilo que chama. Logo, deve ter sido isso que os pais pensaram ao idealizar este curioso nome masculino.

O significado do nome Jair é “iluminado por Deus”. Podemos dizer então que Jair Dinheiro teria o significado de “dinheiro iluminado por Deus”? É um significado bem inusitado e de certa forma engraçado, não acha?

E será que este nome vai ajudar a pessoa a pagar suas contas, faturas e boletos em dia?

6. Telma Real Real

Se os pais de Jair quiseram atrair dinheiro, os pais de Telma fizeram isso em dobro.

Telma é um nome feminino com o significado de “amorosa”. Já o Real é o nome da nossa moeda, ou seja, provavelmente os papais tentaram atrair sorte no mundo financeiro para a pequena Telma.

7.   Renato Rico

Seguindo na linha do mundo do dinheiro, temos mais um engraçado nome: Renato Rico.

É interessante lembrar que Renato tem o significado de “renascido, nascido de novo, ressuscitado”. Dessa forma, os pais devem ter pensado: “Se for para nascer de novo, que seja Rico dessa vez!” Será que deu certo?

8. Gohan Muniz Lopes

De cara, esse é um dos nomes brasileiros que facilmente identifica pais fãs de Dragon Ball (ou, pelo menos, do personagem Gohan).

Gohan significa “aquele que é alimentado pelo entendimento, esclarecimento que alimenta”.

Já Muniz significa “filho de Muno, filho da proteção”. Por fim, Lopes se trata de “corajoso, vitorioso, filho do lobo”.

9. Frankstefferson

Esse, definitivamente, é um dos nomes mais criativos em nosso país e que revela a veia literária dos papais.

Provavelmente, se trata da junção de Frankenstein (personagem clássico da literatura mundial) com Jefferson.

10. Padre Filho do Espírito Santo Amém

Mais cristão do que esse nome não é possível existir.

O nome provavelmente teve inspiração na famosa expressão “em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, Amém”.

É permitido mudar o nome no Brasil?

Como dito antes, a presença de uma lei não serviu de impedimento para muitos pais darem nomes curiosos para seus filhos. Dessa forma, o que não faltam são nomes criativos, engraçados, estranhos e até constrangedores.

Se você se tornar pai, é interessante que pense no futuro da criança antes de definir o nome.

Já se você não gosta do seu nome por qualquer motivo, sabia que possui o direito de alterá-lo. Contudo, precisará esperar completar 18 anos para iniciar o processo de mudança do nome e terá que passar pela avaliação de um juiz para verificação se a mudança não é uma estratégia usada para fugir de dívidas ou processos judiciais.

Com Banda B

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios