O município de Campo Mourão gerou, no ano passado, 1.179 empregos, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O número é o melhor saldo dos últimos 10 anos no mercado de trabalho do município. Em relação a 2020, foram 680 novos empregos (crescimento de 73%).
“Esse número reflete uma reação, principalmente no setor de serviços, que liderou o número de contratações. Apesar da forte crise provocada mundialmente pela pandemia e necessidade de adoção de medidas restritivas pelo poder público, a classe produtiva se mostrou mais uma vez como a solução para o impasse, criando novas formas de atuação e também com o surgimento de novos nichos de mercado. Esperamos que em 2022 continuemos com a retomada e crescimento em nossa cidade”, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acicam), Ben-hur Berbet.
O secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma, credita o resultado no ano em que o município passou pelo ápice da pandemia às políticas de apoio aos empreendimentos e parcerias. “Uma das vantagens das políticas de apoio e manutenção dos pequenos negócios é justamente a rápida dinâmica de recuperação e abertura de novos postos de trabalho. De modo geral, mais de 70 por cento das novas vagas de emprego foram gerados por micro e pequenas empresas”, observa o secretário.
Ele também enalteceu a confiança da iniciativa privada, a desburocratização, mecanismos de inovação e oferta de crédito. “Foi criado o Programa de Retomada da Economia com ações que contribuem para a manutenção de negócios e geração de empregos”, acrescentou.
AGÊNCIA – Na Agência do Trabalhador, o ano de 2022 começou com intensa movimentação de candidatos a emprego, atípica para o mês de janeiro. Uma média de 90 a 100 pessoas são atendidas diariamente. Da mesma forma, o número de oportunidades de trabalho também está bem acima da média.
“Aumentou muito o número de trabalhadores e de vagas em relação a anos anteriores. Para nós é gratificante, pois significa que as empresas estão confiando no nosso trabalho de intermediação da mão-de-obra”, reforça o gerente da Agência, Gerson Maciel. Nesta segunda-feira (19), a Agência abriu com mais de 100 vagas. “Em dezembro conseguimos colocar 80 pessoas no mercado de trabalho, um número bastante expressivo para o fim do ano”, analisa.