[the_ad_group id="3495"]

TikTok: desafio do frango sonolento deixa médicos e autoridades em alerta

“A ideia de que marinar qualquer produto alimentício em um medicamento acreditando que ele trará algum novo benefício ou cura à saúde não é apenas estúpida, mas incrivelmente perigosa”

O “Sleepy Chicken challenge” (desafio do Frango Sonolento), que está se tornando bastante popular no TikTok, está recebendo muita atenção de autoridades de saúde. Segundo médicos e especialistas, o desafio pode colocar a vida de usuários da plataforma em risco.

O desafio se tornou bastante popular por conta de algumas promessas mirabolantes feitas por alguns indivíduos que o propuseram. Segundo alguns desses usuários, o frango sonolento seria capaz de curar resfriados e alguns tipos de gripe.

Tratamento alternativo

Com novas ondas de resfriado, gripe e Covid-19, alguns usuários começaram a propor a preparação de uma receita com frango e expectorante como um “tratamento” para essas doenças. O medicamento em questão é um xarope com paracetamol e dextrometorfano.

Este medicamento pode ser comprado facilmente sem uma receita médica e está disponível em qualquer farmácia, com nomes comerciais diferentes em cada lugar do mundo. Nas receitas compartilhadas no TikTok, muita gente chegou a usar meia garrafa do remédio para o preparo do frango.

“A ideia de que marinar qualquer produto alimentício em um medicamento acreditando que ele trará algum novo benefício ou cura à saúde não é apenas estúpida, mas incrivelmente perigosa”, declarou Jeff Foster, um dos fundadores da empresa médica estadunidense H3 Health.

Uso incorreto do xarope

Segundo Foster, inclusive, os usuários do TikTok estão usando o xarope de maneira incorreta, já que não estão seguindo as doses recomendadas na bula do medicamento. De acordo com o médico “as doses recomendadas existem por um motivo”.

Foster acrescentou também que o cozimento do frango em expectorante faz com que o álcool e a água evaporem imediatamente. Quando isso acontece, a carne é coberta pelos ingredientes concentrados do medicamento, o que potencializa o efeito de cada um deles.

Do Olhar Digital (com Tech Times)

Sair da versão mobile