“Quem testar positivo já passará por consulta, recebe atestado e a receita de medicação para que não seja necessário ir até a UPA ou Pronto Atendimento”, justifica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
A partir da próxima segunda-feira (24), o Centro de Testagem Rápida instalado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde (na Rua Francisco Albuquerque, 1999) terá atendimento estendido até as 20 horas. Os testes são realizados por agendamento via telefone (44) 3523-2548 (também por aplicativo de mensagens).
Outra novidade será a presença de um médico no local. “Quem testar positivo já passará por consulta, recebe atestado e a receita de medicação para que não seja necessário ir até a UPA ou Pronto Atendimento”, justifica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
Também a partir da próxima semana a Unidade de Saúde do Jardim Alvorada será exclusiva para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios leves, das 12 às 18 horas. “São estratégias que estamos adotando para atendimento à população neste momento em que os casos positivos da doença voltaram a subir de forma muito acentuada”, acrescenta o secretário.
Boletim divulgado na quinta-feira (20) aponta um total de 1.039 casos positivos de Covid-19 no período de uma semana. “Pelo percentual de pessoas que tem buscado atendimento e testado positivo a gente já espera que passaria de 1.000 casos”, disse o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
Ele observa, porém, que apesar dos números positivos, o número de internamentos hospitalares é baixo. São cinco pacientes internados na enfermaria e 3 na UTI. Não houve registro de óbito pela doença. “Sinal que a vacinação surtiu o efeito esperado”, pondera o secretário.