O SICOOB, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, entregou pilhas e baterias recolhidos dos diversos coletores distribuídos pela cidade, pertencentes ao Projeto Papa Pilhas.
O material foi entregue na Fundação Educere, onde está incubada a startup CarbonExplore, que fará a correta destinação. A CarbonExplore produz grafeno a partir de uma técnica considerada ambientalmente correta por não fazer uso de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Parte de sua produção é realizada a partir de grafites retirados de pilhas usadas, que são fornecidas através do recolhimento do Projeto Papa Pilhas.
Após a extração do grafeno, o restante do material é destinado pelo SICOOB a uma empresa especializada na reciclagem e destinação adequada desses materiais, onde alguns componentes podem ser reciclados através de processos específicos. “Os demais materiais contaminantes são separados e recebem o tratamento apropriado antes da destinação final”, explica a secretária municipal Shelly Nogueira.
O SICOOB fornece ainda todos os coletores que são distribuídos em alguns pontos estratégicos, como mercados, na SEAMA, na Prefeitura, na Câmara de Vereadores, na Unespar e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros (confira aqui!).