Aproximar o cidadão do governo municipal através de uma ferramenta de tecnologia, disponibilizada em canal virtual (website e aplicativo para smartphones). Essa é a proposta do Colab, uma nova plataforma que o município de Campo Mourão colocará à disposição da população dentro da proposta de governança “Cidade Inteligente”.
O lançamento oficial do serviço está previsto para esta semana. “Queremos dar à população o poder de colaborar com o setor público através de publicações de zeladoria urbana, participação em tomadas de decisões e em consultas de avaliação de serviços públicos”, explica do coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco.
Além da ferramenta de participação social, o Colab atua diretamente com os gestores públicos no incentivo e promoção de melhorias para gestões mais eficientes e inovadoras na administração pública. A tecnologia e metodologia da empresa foram construídas em conjunto com servidores públicos e está presente em várias cidades brasileiras.
“A nossa missão é auxiliar as entidades públicas a se tornarem mais eficientes às demandas da sociedade. Independentemente de ser grande, média ou pequena, todas as cidades têm uma necessidade em comum: estar em contato com a sua população. Afinal, as prefeituras precisam escutar o povo para atender aos seus pedidos e ter um governo mais eficiente”, observa.
A primeira capital do país a aderir ao Colab foi Recife (PE). Em parceria com a plataforma, a prefeitura recebe demandas da população e promove consultas públicas, como ocorreu no combate à Covid-19 em 2020. Em Campo Mourão a ideia é iniciar também com uma consulta pública, em fase de estudos.