Futebol não tem nada a ver com racismo, diz torcedora
Mais um caso de racismo foi registrado na final da Copa do Brasil entre Athletico x Atlético-MG, na noite desta quarta-feira (15), em Curitiba, na Arena da Baixada.
Já no segundo tempo, um vídeo publicado no Twitter de uma jornalista, mostra torcedores do Athletico imitando macaco para provocar torcedor do Atlético-MG que estavam na arquibancada superior da Rua Coronel Dulcídio, da Arena da Baixada, durante a final do Copa do Brasil.
“Futebol não tem nada a ver com racismo. Racismo NÃO É zoeira. Racismo NÃO é corneta. Racismo NÃO É mimimi. RACISMO É CRIME. Esses dois homens ficaram boa parte do 2°tempo imitando macacos e gesticulando de forma pejorativa para torcedores do Atlético-MG – provavelmente, negros”, diz a publicação.
Futebol não tem nada a ver com racismo. Racismo NÃO É zoeira. Racismo NÃO é corneta. Racismo NÃO É mimimi.
— Bianca Molina (@biimolina) December 16, 2021
RACISMO É CRIME.
Esses dois homens ficaram boa parte do 2°tempo imitando macacos e gesticulando de forma pejorativa para torcedores do Atlético-MG – provavelmente, negros. pic.twitter.com/1bOBVSzhrh
Nota da Polícia Civil
A Polícia Civil informou por meio de nota que vai instaurar um inquérito policial para investigar o caso.
“Diligências estão sendo realizadas para identificar os suspeitos e estabelecer a dinâmica do fato”, diz o texto.
Nota Athletico
O clube se posicionou sobre o caso a respeito de uma nota pública através da rede social Instagram. Abaixo, leia o texto na íntegra.
O Athletico Paranaense tomou conhecimento, através de vídeos publicados nas redes sociais, sobre atos de racismo cometidos na partida de ontem (15), diante do Atlético-MG.
Racismo é inaceitável e, mais do que isso, criminoso.
O clube não medirá esforços para investigar os acontecimentos, identificar os responsáveis e repassar todas as informações às autoridades competentes.
O apoio ao time antes, durante e depois do jogo de ontem (15) nos mostrou o verdadeiro significado do esporte. Os gestos de celebração, união e amor são a verdadeira alma do futebol. São eles que devem sempre prevalecer e servir como exemplo para a nossa sociedade.