Moradores de Campo Mourão que tiverem necessidade de descartar resíduos volumosos (como móveis) poderão levá-los no sábado (11), das 8 às 17 horas, no pátio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA). O ponto de descarte fica na nova sede da Secretaria, na Rua Hamilton Tavela Borges, nº 159 (atrás da Ciretran).
A secretária municipal Shelly Nogueira explica que além de mobiliários em madeira, serão recolhidos metal ou plástico, colchões, geladeira, fogão, microondas, aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e baterias. “Sabemos que principalmente nessa época muitos trocam de móveis e por isso estamos dando a oportunidade para a destinação correta”, justifica a secretária.
Ela lembra que não haverá recolhimento nos bairros. “O morador deverá levar até o local. As pessoas precisam entender que os logradouros públicos não são locais de descarte desses resíduos”, reforça, ao acrescentar que cuidar da cidade é dever de todos.
A secretária adverte ainda que o descarte irregular de qualquer resíduo é uma infração à legislação ambiental, caracterizado ato lesivo à limpeza pública. A penalidade nesses casos varia de 50 reais a 50 milhões de reais. Para definir o valor é levado em consideração o volume depositado em local inadequado além da tipologia do resíduo.