Um total de 300 mil alevinos de várias espécies foram soltos no reservatório do Lago do Parque Estadual Lago Azul na manhã desta sexta-feira (03). Foi a maior soltura de peixes nativos da história do lago, que se tornou uma das principais áreas de lazer do município. A ação foi realizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, através do programa “Rio Vivo”, em parceria com o município, Rotary, associação de pescadores, entre outros.
Mais uma vez o ponto de soltura foi a Associação dos Funcionários Aposentados do Banestado. O evento contou com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, do secretário estadual Márcio Nunes, secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Shelly Nogueira, a vice-prefeita Fátima Nunes, alunos da rede estadual, representantes de órgãos ambientais, da empresa responsável pela gestão e operacionalização do reservatório (Enel), Rotary, entre outros.
“É uma satisfação estar aqui como secretário estadual num ato tão importante como esse que coloca o Paraná como referência em sustentabilidade nessa parceria com as universidades, Ibama e vários órgãos. O repovoamento dos rios é realizado após análise genética com ênfase na educação ambiental”, explicou o secretário Márcio Nunes.
O prefeito Tauillo destacou que o reservatório da Usina Mourão é um espaço de lazer do município, especialmente para os apreciadores da pescaria. “Com o repovoamento possibilita que o local seja cada vez mais frequentado. É uma parceria muito importante com nossos deputados e o secretário Márcio Nunes, que tem nos ajudado muito na área ambiental, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população”, completou, ao enfatizar os investimentos feitos pelo município para melhorar o acesso ao local.