A Coamo, maior cooperativa da América Latina, inaugurou na manhã desta quinta-feira (9) o seu segundo Terminal Portuário no Porto de Paranaguá, num investimento de R$ 200 milhões. O evento contou com as participações do governador Ratinho Junior e do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes.
A nova estrutura conta com três silos e armazém graneleiro com capacidade para 150 mil toneladas. Além de cinco moegas com capacidade operacional para recebimento de 1.380 toneladas/hora, tombadores para caminhões, que facilitam o fluxo da movimentação no corredor de exportação. Somados ao outro terminal existente, tem capacidade para embarque de até sete mil toneladas/ hora.
Maior empresa do estado do Paraná e a 40ª maior do Brasil, a Coamo possui 10 indústrias localizadas em Campo Mourão e Paranaguá, no Estado do Paraná, e em Dourados, no Mato Grosso do Sul, com capacidade para produzir 11 mil toneladas/dia.
MOEGÃO – Na mesma solenidade, o governador também apresentou do projeto do Moegão, que vai revolucionar o sistema de descarga ferroviária no Porto de Paranaguá. Com investimento de R$ 500 milhões, o projeto prevê adequação do acesso, redistribuição das faixas internas e posicionamento das balanças e das moegas (destinadas ao depósito de grãos).