O ano de 2022 nunca chega na mesma hora para todos os lugares do mundo
Após um ano cheio de turbulências causadas pelo coronavírus, muitas pessoas anseiam pela virada de 2021 para 2022. Mas o ano nunca chega na mesma hora em todos os lugares do mundo. Assim, enquanto alguns estão celebrando 2022, outros ainda estarão vivendo os últimos minutos de 2021. Se você ficou curioso para saber qual o primeiro país a celebrar o Ano Novo ou o último país a receber 2022. Confira abaixo!
Qual é o primeiro país a celebrar o Ano Novo?
Kiribati e Samoa
Os dois primeiros países insulares, localizados no Pacífico Central, são os primeiros lugares povoados do mundo a se despedirem de 2021, com 16h de antecedência. Quando o relógio indicar 0h de 1º de janeiro de 2021 no Kiribati e em Samoa, os brasileiros ainda estarão acordando às 8h de 31 de dezembro de 2020 (horário de Brasília).
Para se aproximar do horário dos outros países e não ter mais o título de um dos últimos países a sair do ano velho, Samoa foi um dos que passou a celebrar o Ano Novo mais cedo desde 2011. A decisão foi “pular” o dia 30 de dezembro para se aproximar dos fusos horários da Austrália e da Nova Zelândia, seus maiores parceiros comerciais.
Auckland, Nova Zelândia
Apenas uma hora depois de Kiribati e Samoa, a maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, é a primeira metrópole a inaugurar o novo ano em todo o mundo.
Leste da Austrália
Às 10h no horário de Brasília, o leste australiano celebra a chegada de 2021, uma hora após Auckland.
Qual o último país a entrar em 2022?
Hawaí (nos Estados Unidos) e Samoa Americana
O ano novo chega apenas nove horas depois do fuso horário de Brasília no Hawaí, nos Estados Unidos, e na Samoa Americana, um pequeno país da Oceania, de território pertencente aos EUA.