Lançado no mês setembro, o Programa Retoma Campo foi encerrado com resultados positivos. Diversas ações que estavam paralisadas por conta da pandemia foram realizadas nesse período dentro da proposta de envolver a comunidade na vida urbana. Foram atividades baseadas na geração de renda, como dezenas de cursos de qualificação, acolhimento social e qualidade de vida. Uma página na internet foi criada exclusivamente com a programação.
Na área de Assistência Social foram realizadas visitas a famílias que perderam parentes com a Covid-19. Com os dados foi possível elaborar um plano de assistência na área que a família necessita. O Dia da Criança foi marcado pela parceria com empresas e o Rotary, distribuídos brinquedos, doces e lanches a crianças atendidas pelos Serviços de Fortalecimento de Vínculos.
Na área da Saúde a campanha Outubro Rosa estendeu horário nas unidades em ações preventivas voltadas ao público feminino. Mulheres em tratamento de câncer no Incam receberam visitas e foram retomados mutirões de consultas de oftalmologia. Foram distribuídas cadeiras motorizadas para pessoas com deficiência, retomadas consultas eletivas e exames.
A Diretoria de Trânsito tem realizado blitz na área central para orientar a população sobre o devido uso da faixa de pedestres, enquanto o Procon também voltou a atender os consumidores de forma presencial. O setor de Desenvolvimento Econômico ofereceu cursos na área de empreendedorismo, oficinas e atendimento em geral. O Esporte e a Cultura também retomaram atividades presenciais para atender a população.
“Pelo retorno que tivemos da população o programa Retoma Campo teve resultados muito bons. Gradativamente as pessoas foram se envolvendo novamente com a vida da cidade como forma até de recuperar a auto-estima que ficou muito abalada por conta da pandemia”, analisou o coordenador geral de governo, Carlos Alberto Facco.