Natal é festa em família, com amigos ou com quem você ama independente dos laços! As árvores decoradas, a troca de presentes e a visita do Papai Noel, aquele simpático velhinho vestido de vermelho… esses são alguns dos hábitos que nós estamos bastante acostumados no Brasil. Assim, o Natal pelo Mundo é diferente e isso vai de cada país ou continente.
Em muitos locais pode acontecer de as tradições serem semelhantes às nossas. Contudo, também pode ser bem diferente e isso varia a partir de costumes e cultura. Por isso, separamos este texto para falar sobre as celebrações em vários cantos do planeta. Quer saber como funciona o Natal no resto do mundo?
Vaticano
A sede da Igreja Católica, localizada em Roma, é um dos lugares mais procurados para se celebrar a noite de Natal. O motivo? A Missa do Galo no Vaticano, assistida ao vivo em emissoras de TV no mundo inteiro. Assim, é muito comum as famílias brasileiras celebrarem a data assistindo à missa pela TV.
É necessário requisitar os ingressos por meio de um formulário, esse que pode ser impresso no site oficial do Vaticano. Ele também fica disponível, para retirada pessoalmente, a partir do mês de setembro na Prefeitura da Casa Pontifícia. Dessa forma, depois de tê-lo em mãos, é preciso enviar via correio para o Vaticano. No formulário, escreva uma carta, em italiano ou espanhol, e envie dentro do prazo que estará indicado.
No texto, é necessário justificar o motivo da visita e solicitar os convites para a Missa do Galo. Assim, informe a data do evento, a quantidade de bilhetes, nomes completos, endereço e telefone de contato.
A retirada deve ser feita no Portão de Bronze da Praça de São Pedro, só a partir do dia 23 de dezembro, das 15h às 19h, ou no dia da Missa do Galo no Vaticano, das 8h às 10h30. Leve o formulário, com a carta escrita e seus documentos pessoais. A celebração tem início às 21h30 do dia 24 de dezembro, no horário local.
Nova York
A cidade de Nova York possui um dos Natais mais icônicos do mundo. Portanto, é como estar em um daqueles típicos filmes de Hollywood. O clima é realmente uma coisa à parte, com uma atmosfera indescritível: você vai se surpreender com inúmeras luzes, decorações mágicas, frio, neve, “Jingle Bells” nos alto-falantes e aquele espírito de alegria e entusiasmo dos americanos.
Dizem que o Natal só começa depois da iluminação oficial. E acredite, é a pura verdade! Com seus mais de 25 metros de altura e iluminação de 30.000 luzes LED, a árvore fica exposta até o início de janeiro de 2020. Então, não deixe de prestigiar.
Sofisticação na decoração
As vitrines das lojas na 5ª avenida também são decoradas lindamente. Famosa pelas marcas de luxo e por todo o glamour que seus mostruários representam para o mundo inteiro, caminhar na época do Natal por sua extensão é um passeio obrigatório.
As lojas investem verdadeiras fortunas em suas decorações. Assim, é impossível passar por elas e não tirar foto ou ficar de boca aberta com toda a criatividade. Essa época possui um clima inesquecível e que contagia crianças e adultos de todas as idades, independente de origens ou crenças religiosas. Então, apenas aproveite o clima mágico de Nova York no mês de dezembro.
O Musical Christmas Spectacular é o tradicional evento que tem por tradição “abrir” oficialmente a temporada de espetáculos natalinos em Nova York. O show acontece anualmente desde 1933, no Radio City Music Hall, dura mais de 90 minutos e conta com o grupo de dança The Rockettes, e apresentações diárias que incluem muita dança e coreografias.
Atenção! Um lembrete importante caso você decida visitar o país em dezembro: faz MUITO frio nessa época do ano. Quem não estiver acostumado a temperaturas variando entre -2 e 6º – e que pode incluir neve – é bom caprichar no casacão, luvas, gorro, cachecol e tudo mais.
Jerusalém
As festividades de Natal pelo Mundo variam de acordo com as regiões e cada uma oferece uma experiência diferente. A ocasião celebrada em Israel proporciona, assim, uma vivência com conhecimento festivo e espiritual.
Sem dúvidas esse é um momento único e especial para os religiosos, com a oportunidade de passar o Natal na cidade antiga de Jerusalém, além de participar das festas e da Missa na Basílica da Anunciação, em Nazaré. Assim, também é possível visitar diversos lugares cristãos na Galileia e participar do Festival Holiday of Holidays, em Haifa.
Viena
A cidade de Viena, capital da Áustria, já é linda por natureza e encanta a todos com a chegada do Natal. Com suas luzes e decorações natalinas, é impressionante ver como o clima impera, e muda por completo do dia para a noite.
O Mercado de Natal é uma das principais atrações da cidade nessa época do ano. Viena, inclusive, tem uma tradição de 400 anos com os mercados. Começou com um pequenininho e hoje são inúmeros pela cidade, espalhados pelos mais diversos bairros. Assim, a mágica se espalha entre todos, e é quando a praça da prefeitura, “Rathausplatz” torna-se o local das mais belas decorações, com mais de cem estandes.
A capital austríaca é considerada uma das especialistas em festas de fim de ano no velho mundo e os vienenses sabem dar boas-vindas à data em grande estilo.
As celebrações pela ocasião e a magia já começam em meados de novembro. O curioso é que quase não há nada relacionado ao “Papai Noel”. Quem traz os presentes é o Christkindl que significa menino Jesus.
Finlândia
A Finlândia é, definitivamente, a terra do Papai Noel. A pequena cidade de Rovaniemi, na Lapônia, norte do país, é conhecida como a cidade oficial do “bom velhinho” ou para os finlandeses, Santa Claus.
O Natal inicia-se na primeira semana de dezembro e vai até o final de janeiro, e a cidade entra no clima, já que a luz solar perdura por apenas duas horas. Então as luzes natalinas “brilham por mais tempo”, o que torna a cidade um cartão de Natal vivo.
Natal o ano todo
Mas se você pensa que é só na época do 25 de dezembro que é possível ver a decoração, está enganado. Se você visitar o país em agosto, vai encontrar pinheirinho enfeitado, pisca-pisca, desenho de rena por todos os lados e um bom velhinho, vestido de vermelho, pronto para lhe desejar Feliz Natal.
A decisão de transformar Rovaniemi na terra do Papai Noel foi muito mais econômica do que uma eventual preocupação em honrar uma tradição. Hoje, cerca de 500 mil pessoas por ano visitam o município de 63 mil habitantes.
A programação é intensa. E, na véspera do Natal, as crianças são as que mais aguardam a chegada do velhinho de barba branca. Assim, com a ajuda dos pais, elas preparam biscoitos e a ceia, para aguardá-lo. Depois do jantar, todos se sentam na sala, próximos à arvore enfeitada e o Papai Noel visita a casa para trazer os presentes.
Por fim, uma das grandes atrações da cidade é a Aldeia do Papai Noel (Santa Claus Village) e por lá há restaurantes junto a hotéis e atrações, que acabam deixam o clima natalino ainda mais mágico por lá. Assim, é possível para as crianças encontrarem o “bom velhinho” durante todo o ano e, além da típica foto, na casa principal, também é possível encontrar no Parque um posto dos Correios, que recebe cartas vindas de todo o mundo.