Notícias

“Mercadão” completa 50 anos neste domingo, 19

Aberto ao público em uma manhã de domingo, dia 19 de dezembro de 1971, o Mercado “Condomínio Prefeito Horácio Amaral”, conhecido por “Mercadão”, completa 50 anos de funcionamento neste domingo, 19. São cinco décadas de comercialização em espaços de box e bancas que atraíram milhares de clientes em toda a sua trajetória. Os comerciantes se tornaram pessoas conhecidas, verdadeiros personagens de uma história cinquentenária. A denominação Horácio Amaral é uma homenagem ao prefeito da época (1969-1972).

De acordo com o comerciante Oséias Furtado, que é o síndico do empreendimento comercial, atualmente são 69 espaços, sendo lojas e pontos de serviço. Ele que está com seu comércio instalado há 22 anos no condomínio, lembra que alguns estão há quase 50 anos comercializando no local.

Há 12 anos o prédio foi comprometido por um sinistro (incêndio), interrompendo as atividades de todos os comerciantes. Posteriormente a edificação foi completamente revitalizada, com recursos de um seguro do condomínio. Atualmente o complexo comercial funciona como condomínio e o sistema foi readequado e as bancas deram lugar para pequenas lojas.

Antigos comerciantes

A comerciante mais antiga é Clarice Silveira, que mantém comércio há 48 anos no “Mercadão”. Atualmente a loja de utensílios administrada por familiares substitui uma tradicional banca de legumes, verduras e frutas.

A aposentada Maria Perassoli Ferreira, é uma das comerciantes mais conhecidas do local. Embora ela permaneça afastada das atividades, ainda mantém vínculos com o local. A “Dona Maria da Banca” como é conhecida mantinha quatro bancas e um comércio de produtos alimentícios entre outros, sempre atraindo muitas pessoas pelo seu carisma e seriedade.

Cláudio Rosnoski, que comercializa café moído na hora da entrega, também é um antigo personagem do condomínio.

Da Assessoria/Douglas Fabrício

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios