Os pesquisadores da firma de segurança Pradeo, em um relatório recente, revelaram que mais de 500 mil usuários de aparelhos Android baixaram um aplicativo na Google Play Store que infectava seus dispositivos com o vírus Joker.
Segundo o relatório, o aplicativo Color Message, anunciado como um programa que permitia a personalização das mensagens SMS dos aparelhos, quando instalado infectava o dispositivo com o Joker.
O vírus Joker é capaz de simular cliques em anúncios maliciosos para gerar receita para seus controladores, inscrever as vítimas em serviços premium de SMS para roubar dinheiros e cometer fraudes financeiras e roubar e enviar para os criminosos, via um servidor na Rússia, todas as informações da lista de contatos do aparelho.
O relatório, por fim, recomenda que todos os usuários que tenham realizado o download do Color Message desistalem imediatamente o aplicativo de seus dispositivos Android.
Disponibilização na Google Play Store
Análises negativas na Play Store do aplicativo responsável pela infecção indicam que usuários já estão notando o problema com o programa, com grande parte das resenhas comentando sobre a cobrança de serviços que eles não lembram de ter usado ou assinado.
No fim, isso se torna mais um caso onde aplicativos maliciosos acabaram conseguindo passar a barreira de proteção da loja oficial do Android. Um dos exemplos mais recentes ocorreu em outubro, com toda a empolgação em torno da série Round 6, o mesmo vírus Joker infectava dispositivos a partir de programas temáticos da produção da Netflix.
O Canaltech entrou em contato com o Google perguntando sobre o aplicativo. Assim que recebermos uma resposta, atualizaremos a matéria.