Documento de porte obrigatório pode ser acessado virtualmente, mas ter a versão impressa evita multas
No início de 2021, o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico) passou a ser emitido e a substituir o CRLV impresso em todo o Brasil. Desde então, o Detran não emite mais o documento em papel-moeda, então é possível imprimi-lo em uma folha A4 comum. No entanto, o motorista pode ter o documento físico sem precisar ir ao órgão de trânsito.
Para imprimir o CRLV-e em casa, basta acessar o portal do Detran do seu estado e seguir as instruções:PUBLICIDADE
- Entre na aba “Veículos”.
- Acesse o campo “Licenciamento anual (CRLV-e)”.
- Entre em seu cadastro pessoal.
- Clique na opção Licenciamento Anual e depois Licenciamento digital (CRLV-e).
- Indique o número do Renavam e a placa do veículo.
- Após esse passo a passo, o documento estará disponível para download e impressão.
O acesso do documento para impressão também pode ser feito pelo aplicativo de celular “CDT – Carteira Digital de Trânsito“:
- Entre no app pela sua conta pessoal (se ainda não tiver o cadastro, registre-se pelo site do Governo Federal) e clique em “Veículos”.
- Depois disso, toque em “Baixar CRLV Digital”. Caso tenha mais de um carro, indique o veículo cujo documento você quer baixar.
- Em seguida, o CRLV-e será exibido na tela. Clique no botão indicado no canto inferior direito do celular e vá em “Exportar”. Ao pressionar novamente “Exportar”, o arquivo PDF poderá ser salvo em um outro aplicativo, como o Google Drive.
- Por fim, basta abrir o documento e imprimir.
O CRLV deve ser emitido anualmente. O proprietário do veículo só poderá acessar e imprimir o documento após quitar todos os débitos pendentes do ano, como IPVA e multas.
Por que devo carregar o CRLV físico se a versão digital está disponível?
O CRLV-e pode ser apresentado no lugar do documento físico. Depois de ser acessado uma vez pelo aplicativo CDT, fica disponível no modo off-line, ou seja, sem internet. No entanto, se o motorista for abordado por alguma autoridade de trânsito e o celular estiver sem bateria, por exemplo, pode ser multado. Isso porque o policial ou o fiscal de trânsito precisa acessar o QR Code para checar a autenticidade do certificado.
O condutor é o responsável por apresentar os documentos de porte obrigatório, como o CRLV, de maneira digital ou impressa. Por isso, vale a pena deixar o documento impresso na carteira ou no porta-luvas do carro.
Da AutoEsporte