8 benefícios surpreendentes da maçã que você provavelmente não conhece
Ela ajuda a regular o intestino e diminui a pressão sanguínea, entre outros impactos positivos na saúde
Existe certa verdade no velho ditado que dizia: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. Carregada de nutrientes, antioxidantes e fibras, as maçãs trazem inúmeros benefícios à saúde, como melhora na pressão e até prevenção de doenças crônicas.
Confira, abaixo, oito benefícios da fruta que você, provavelmente, não conhecia:
Melhora a saúde intestinal
Pesquisas revelaram que as maçãs, principalmente orgânicas, mantêm o intestino saudável. Elas são ricas em pectinas, fibras solúveis conhecidas como prebióticos – substâncias que servem de alimento para as bactérias benéficas.
Regula os movimentos intestinais
Uma maçã contém aproximadamente 4,5g de fibras solúveis e insolúveis. A fibra solúvel absorve água, transformando-se em uma espécie de gel que retarda a digestão e promove saciedade pela ação no estômago. Já a fibra insolúvel aumenta as fezes e ajuda os alimentos a passarem rapidamente pelo intestino, evitando a constipação.
Diminui a pressão sanguínea
Um estudo de 2015 revelou que indivíduos que consumiam mais de 4 porções de frutas durante a semana, incluindo maçãs, tiveram um risco menor de hipertensão do que aqueles que consumiam apenas uma porção por mês.
Apesar de não ser rica em potássio, consumir maçã em uma dieta com contexto saudável terá grande contribuição na saúde cardiovascular, aliviando a tensão dos vasos sanguíneos.
Pode reduzir o colesterol
Um estudo de 2015 demonstrou que há uma correlação do consumo de maçãs e menos fatores de riscos para doenças cardiovasculares, especialmente o colesterol. Isso se justificaria pela presença de prebióticos na fruta.
Outro fator que colabora na saúde seria a boa quantidade de fibra solúvel, que colabora em limitar a absorção do colesterol na corrente sanguínea.
Turbina o sistema imunológico
A fibra solúvel pectina presente nessa fruta aumenta a produção de proteínas específicas que desempenham um crítico papel em nossa imunidade. Um estudo de 2020 comprovou que a pectina pode melhorar a barreira intestinal imunológica, protegendo de infecções intestinais.
É segura para indivíduos diabéticos
Um estudo de 2005 comprovou que quem consome uma maçã por dia tem 28% menos risco de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que não consumiam. A maçã é rica em fibras, que promove controle glicêmico.
Previne os danos dos radicais livres
A fruta é rica em polifenóis, substância rica em antioxidantes. Essa substância pode proteger o corpo contra danos celulares causados pelos radicais livres e prevenir contra diversas doenças, a exemplo de problemas oculares, Alzheimer e Parkinson. É importante lembrar que a maior parte dos antioxidantes estão presentes na casca da fruta.
Pode trazer benefícios à saúde óssea
Consumir maçãs pode contribuir com a densidade óssea. A fruta é rica em vitamina C e ainda previne a osteoporose. Isso porque ela tem bastante potássio, que previne contra a perda de cálcio. Um estudo de 2012 encontrou uma grande ligação entre consumo de frutas e maior densidade e resistência óssea.
Por Thaiz Brito, no Metrópoles