No ano passado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba fez um alerta sobre a possibilidade das capivaras serem agressivas
Um cachorro quase foi atacado por uma capivara na tarde desta terça-feira (2), no Parque Barigui, em Curitiba. Um vídeo recebido pela Banda B mostra um cão da raça American Bully se aproximando de uma capivara em frente ao Rio Barigui. Esses pets são naturalmente mais dóceis e costumam ter muita energia.
Nas imagens é possível perceber que a capivara se sentiu ameaçada na medida em que o cachorro se aproximou. Quando o animal tenta atacar, o cão é rapidamente salvo pelo seu tutor. A capivara estava próxima de um dos seus filhotes no Rio Barigui, o que pode ter motivado o ataque.
Capivaras podem atacar
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, Por mais dóceis que pareçam, as capivaras são animais silvestres e é impossível prever a reação com a aproximação e o contato humano.
Em um comunicado feito no ano passado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente destacou que é muito mais seguro observar as capivaras de longe. Os animais machos dominantes são, especialmente, mais agressivos e as fêmeas podem atacar devido à presença de filhotes.
Por isso, a recomendação vale tanto para capivaras quanto para saguis que circulam nas proximidades do Parque Barigui.