Notícias

Center Clínicas/Pronto Socorro recebe recursos federais para garantir atendimento em saúde

Será realizada nesta quarta-feira (10), as 16h30, na sede do SISNOR – SISTEMA INTEGRADO DE SAUDE DO NORTE DO PARANA, a solenidade de repasse de recursos públicos à Center Clínicas/Pronto Socorro. Ao todo são R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) que foram conseguidos através de emenda parlamentar do deputado Federal Zeca Dirceu.

Segundo o diretor do SISNOR, doutor Pércio Claudino, o dinheiro vem em boa hora e será usado na compra de medicamentos e insumos hospitalares, o que vai garantir atendimento de qualidade para a população. “Esses recursos vão ser empregados imediatamente no atendimento da nossa comunidade local e das pessoas de todas as cidades da região da COMCAM que procuram nossos serviços”, reforçou.

Para o Deputado Zeca Dirceu, beneficiar entidades que trabalham diretamente com o atendimento de quem mais precisa, é importante e ao mesmo tempo gratificante. “Nos nossos mandatos tivemos a oportunidade de trazer muitos recursos para a área da saúde da nossa região. Foram muitas conquistas. É dever do parlamentar estar atento às necessidades da comunidade. Principalmente nesta área, tão carente nos últimos anos. Destinar recursos para entidades idôneas e que realmente prestam um bom serviço à população é nossa maior preocupação”, declarou o deputado.

O SISNOR – SISTEMA INTEGRADO DE SAÚDE DO NORTE DO PARANA atua na área da saúde em Campo Mourão há mais de 16 anos. A entidade se enquadra na denominação de Organização Não Governamental sem fins lucrativos. Sua atividade principal é o atendimento hospitalar, com unidades de atendimento de urgência, exceto pronto-socorro. A entidade também conta com uma unidade que presta serviços de radiologia na região de Londrina, no norte do estado.

HISTÓRICO

A história da SISNOR começa em 1971 com uma clínica de ortopedia idealizada pelo Dr. Francisco F. Claudino, ortopedista vindo do nordeste, que optou por estabelecer-se na cidade de Campo Mourão, no Paraná.

Por ser uma clínica de ortopedia que atendia muitos traumas e acidentados, precisou contar com profissionais de outras especialidades como Cirurgia Geral e Neurologia/Neurocirurgia, tornando-se um Pronto Socorro.

Já em 1973, o Pronto Socorro evoluiu para um hospital geral com 14 quartos e 40 leitos, e 10 médicos no corpo clínico nas especialidades de Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Clínica Médica e Pediatria, que atendiam pacientes particulares e do antigo INPS.

Desde o início das atividades, a D. Lilian Claudino esteve envolvida com as atividades do hospital. No entanto na década de 1980, devido ao crescimento do hospital, a D. Lilian Claudino assumiu as funções administrativas, financeiras e de recursos humanos, e o Dr. Claudino continuou atuando principalmente na parte técnica da instituição.

Nos anos de 1974 a 2000 o hospital passou por várias ampliações em sua estrutura física e chegou a 65 leitos.

Em 2001 foi habilitado como UTI Adulto Nível II, através da Portaria MS/SAS 178, de 01/05/2001, tornando-se também Centro de Captação de Órgãos para Transplantes.

Em 2017, a SISNOR passou a ser administrada pelo SISNOR – Sistema Integrado de Saúde do Norte do Paraná, à época uma OSCIP.

O Ministério da Saúde habilitou-a como Traumatologia Ortopédica de Urgência em 15/02/2005, através da Portaria MS/SAS nº 95 e Unidade de Alta Complexidade em Traumato-Ortopedia em 27/03/2009, através da Portaria MS/SAS nº 90, tornando o hospital uma importante referência no segmento para os municípios das regionais envolvidas.

Já em 2015, o SISNOR iniciou o processo de solicitação do CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência em Saúde (entidade filantrópica), o qual foi concedido em 2016, através da Portaria MS/GM nº 1531.

No ano de 2017, a Center Clínica foi habilitada pelo Ministério da Saúde como Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular, através da Portaria MS/GM nº 128, de 19/07/2017.

Atualmente o atendimento da SISNOR é distribuído da seguinte forma: mais de 60% para pacientes do SUS, enquanto que os 40% restante dos pacientes são oriundos dos convênios

Hoje o hospital atua com 109 leitos ativos, sendo que 71 leitos são habilitados para atendimento a pacientes do SUS.

Sua estrutura física possui uma área construída de aproximadamente 4500m², conta com um Centro Cirúrgico que possui 08 salas de cirurgia, sendo 02 salas exclusivas para cirurgia cardíaca; UTI com 17 leitos, Hemodinâmica, Clínica de Cardiologia, Clínica de Ortopedia, Pronto Atendimento, Ambulatório de Ortopedia, Serviços de Apoio e CCIH.

Com um alto investimento em tecnologia durante todos os anos, o hospital possui hoje equipamentos que possibilitam realizar cirurgias complexas, bem como outras cirurgias através de técnicas que possibilitam uma menor permanência dos pacientes internados.

O Corpo Clínico conta hoje com 50 médicos nas especialidades de Intensivista, Anestesista, Cirurgião Vascular, Pediatra, Ortopedista, Neurocirurgião, Infectologista, Cardiologista, Nefrologista, Cirurgião Bucomaxilofacial, Cirurgião do Aparelho digestivo, Neurologista, Urologista, entre outras.

Diante do fato do hospital ter crescido muito nos últimos anos, a administração preocupa-se muito com a humanização tanto com o paciente como com os colaboradores. Para isso, o grupo de humanização reúne-se periodicamente para avaliar os serviços.

Em 2020, o Dr. Pérsio Claudino assumiu a administração em conjunto com Dr. Claudino.

Atualmente a especialidade de ortopedia representa mais de 50% do atendimento do hospital.

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios