Saldo de empregos em Campo Mourão continua em alta
A equipe do Programa Vocações Regionais Sutentáveis de Campo Mourão juntamente com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão – CODECAM divulgou nesta quarta (27/10) o Boletim da Movimentação do Mercado de Trabalho Campo Mourão. Esse boletim apresenta as informações divulgadas pelo Ministério da Economia por meio dos dados do NOVO CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, tendo como referência o mês de setembro de 2021.
Os dados apontam que em Campo Mourão o desempenho do mercado de trabalho possui saldo positivo para a geração de empregos. Em setembro foi registrado no município o saldo de 248 novos postos de trabalho. O saldo é resultado de 1.056 admissões e 808 demissões.
O relatório aponta ainda que, dede janeiro de 2021, o mês de setembro foi o terceiro mês do ano que apresentou o maior saldo de empregos, ficando atrás apenas do mês de fevereiro em que o saldo de empregos foi de 350 novos postos de trabalho e agosto, que apresentou saldo de 263 empregos, conforme ilustrado no gráfico abaixo.
Vale ressaltar que, no mês de setembro, o setor que mais empregou foi o setor de serviços (82 novos postos de trabalho) seguido do comércio (76 novos postos de trabalho). Isso demonstra a retomada econômica no município, neste cenário de expectativas com a redução nos índices de infecção, pelo covid19.
Além disso, no que se refere ao saldo acumulado de empregos de janeiro a setembro desse ano, os dados apontam que o município de Campo Mourão apresentou até o momento um total de 1.506 novos postos de trabalho, sendo que, deste total, 615 (o equivalente a 40,84% do total de empregos gerados no município) foram gerados no setor de serviços.
Este relatório foi desenvolvido pela equipe do programa Vocações Regionais Sustentáveis, em Campo Mourão e coordenado pelo CODECAM. A equipe é composta pela Economista Prof. Dra. Jackeline Favro, pelo Administrador, Prof. Me Rosinaldo Nunes Cardoso com suporte dos estagiários de Economia – Layane Ferreira e Administração – Gabriel Purcino.