Na madrugada de quarta-feira, 27, um meteoro passou pelo céu de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Pelo menos oito câmeras registraram o caso, segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e, entre as cidades paranaenses, o fenômeno foi visto em Telêmaco Borba e Curitiba. As informações são do Olhar Digital.
No Rio Grande do Sul, o meteoro foi registrado em Bom Princípio e Taquaral, já em Santa Catarina, nos municípios de Florianópolis, Morro Grande e Monte Castelo.
O site catarinense Clima ao Vivo presumiu que o brilho do fenômeno tenha se inicado em Benedito Novo e desaparecido em poucos segundo, em Guaruva, na divisa com o Paraná. De acordo com a Bramon, a velocidade do meteoro foi estimada em mais de 70 mil km/h.
Assista ao registro:
Meteoro é um fenômeno luminoso, apenas uma luz e que, popularmente, é conhecido como estrela cadente. Segundo explicação de Marcelo Zurit, diretor técnico da Bramon, ao Olhar Digital, o fenômeno acontece quando asteroides, meteoroides e cometas atingem a atmosfera da Terra aquecem rapidamente e viram luz.
Do GMC Online (com informações são do Olhar Digital)