Notícias

IAT arrecada mais de 4.300 brinquedos com distribuição de mudas

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) aderiu à campanha estadual Paraná Piá. No balanço, divulgado nesta quarta-feira (13), o IAT relata a arrecadação de 4376 brinquedos que foram distribuídos no Dia das Crianças.

A ação Paraná Piá foi liderada pela Superintendência Geral de Ação Solidária e envolveu todas as secretarias e órgãos estaduais. O objetivo foi arrecadar brinquedos e peças de vestuário novos para serem doados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A população também doou aos Escritórios Regionais casquinhas de sorvetes, roupas, calçados e alimentos, que contribuíram para um Dia das Crianças mais alegre. “O trabalho voluntário envolve amor, empatia e compaixão. Somos muito gratos a todos os paranaenses que contribuem para essas campanhas de solidariedade”, afirma a primeira-dama do Estado e madrinha do projeto, Luciana Saito Massa.

Em algumas cidades, o IAT aproveitou a campanha para promover, junto com a arrecadação de brinquedos, a distribuição gratuita de mudas de espécies nativas, produzidas nos viveiros do Instituto. Ao todo, foram distribuídas 894 mudas de árvores nativas frutíferas.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, destaca a mobilização humanitária do órgão ambiental ao aderir a essa campanha da Superintendência Geral de Ação Solidária.

“É uma ação que demonstra o comprometimento do órgão ambiental nas políticas sociais do Governo do Estado. Assim como fizemos diversas ações de distribuição de mudas em troca de alimentos, pensamos em ajudar as famílias carentes nessa campanha”, disse.

Desde o mês de junho, o IAT promove campanhas de distribuição de mudas de árvores nativas em troca de doações, para ajudar principalmente famílias que perderam renda durante a pandemia do Covid-19. Até o momento, já foram arrecadados mais de 30 toneladas de alimentos em todo o Estado, além de roupas e calçados.

CAMPANHA – A mobilização do IAT envolveu as prefeituras municipais, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Defesa Civil e empresários. Participaram os Escritórios Regionais de Jacarezinho, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Pitanga e União da Vitória.

“Colocamos nossos Escritórios Regionais para ajudar a mobilizar as pessoas de todas as regiões e contribuir para as campanhas sociais”, destaca o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Os paranaenses que retiram mudas das campanhas solidárias recebem um informativo sobre como realizar o plantio. O objetivo é que elas sejam plantadas da forma correta, para que se tornem árvores saudáveis.

A ação faz parte do programa Paraná Mais Verde, que já distribuiu mais de 5 milhões de mudas de árvores nativas desde 2019. A meta é distribuir cerca de 10 milhões de mudas nos próximos anos, contribuindo para o reflorestamento do Estado.

As árvores são dos 19 viveiros florestais do IAT, que têm capacidade de produzir cerca de 3 milhões de mudas por ano de mais de 100 espécies nativas. A disponibilidade de espécies nos viveiros respeita a época adequada de produção.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios