[the_ad_group id="3495"]

Combate ao câncer leva a Cmeg a unir campanhas em carreata neste sábado (23)

Evento marca o Outubro Rosa e o Novembro Azul

“Juntos na luta contra o câncer”, “Um Toque de amor pela vida”, “Juntos pela mesma causa” e “Vergonha é não se prevenir” são alguns dos slogans que a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg) vai utilizar neste sábado (23/10) na realização da carreata conjunta do Outubro Rosa e do Novembro Azul. Pela primeira vez, a entidade vai promover a carreata pelas vias públicas da cidade unindo as duas campanhas que tem como objetivo comum o combate ao câncer, tanto feminino (Outubro Rosa) quanto masculino (Novembro Azul).

A expectativa dos organizadores é de que um grande número de veículos participe da carreata, que terá início às 9 horas, com largada das imediações da Associação dos Engenheiros Agrônomos. Também é esperada a participação de grupos de ciclistas e de motociclistas. Um caminhão de som vai liderar a carreata, que vai percorrer as principais ruas e avenidas da área central da cidade.

“Todos estão convidados a participar dessa mobilização que tem por objetivo maior chamar a atenção de mulheres e homens para a necessidade de realizar exames preventivos e adotar medidas para se evitar o câncer. Muito sofrimento pode ser evitado e vidas podem ser salvas com exames preventivos regulares”, observa a presidente da Cmeg/Campo Mourão, Ester de Abreu Piacentini.

Outubro Rosa

O movimento “Outubro Rosa” tem como proposta alertar a necessidade das mulheres assumirem os cuidados com a própria saúde, mesmo na pandemia de Covid-19, não apenas realizando os exames que podem diagnosticar o câncer de mama, ovário, colo do útero e endométrio, mas também incorporando hábitos de prevenção de outras doenças crônicas e demais tipos de câncer.

O câncer de mama é o tipo de tumor mais incidente em mulheres no país, após o câncer de pele não melanoma, mas com alta chance de cura quando descoberto precocemente. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2020), estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença em 2021, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Em casos mais raros, cerca de 1% do total, a doença também pode acometer os homens.

No caso do câncer de mama, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A iniciativa é fundamental para a prevenção e detectar a doença em seus estágios iniciais, quando ainda está assintomática.

Novembro Azul

A campanha anual, realizada em grande número de países, tem o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem. Inicialmente era focada basicamente no alerta ao câncer de próstata, mas a campanha agora chama a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

O diagnóstico precoce da doença para permitir o tratamento do tumor em fase inicial é o que possibilita melhor chance de tratamento.

Apoio

Na realização do evento deste sábado, a Cmeg/Campo Mourão conta com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), do Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam), Paraná Supermercados, Bella Face, Pronto Análise Laboratório, Renova – Farmácia de Manipulação, Fada Madrinha, EBI Restaurante, Piacentini Corretora de Seguros, Embrapel – Supermercado das Embalagens, Oficina do Jeans e Espaço Ágata (Peabiru).

Sair da versão mobile