Notícias

Codecam apresenta dados da cadeia de eletromédicos em Campo Mourão

O CODECAM juntamente com a equipe do Programa Vocações Regionais Sustentáveis de Campo Mourão, está realizando um estudo sobre a cadeia produtiva de eletromédicos com o intuito de verificar as características dessa atividade em Campo Mourão, sua relevância e os principais gargalos enfrentadas pelos empresários em termos de comercialização e produção. 

O estudo que contou inicialmente com o levantamento de informações referentes a geração de empregos e com uma pesquisa com os empresários da atividade de Fabricação de Aparelhos Eletromédicos, Eletroterapêuticos e Equipamentos de Irradiação, principal atividade da cadeia produtiva eletromédicos, apresentou resultados importantes que demonstram a relevância dessa atividade para o município.

Por meio do levantamento dos dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS (2021), verificou-se que, em 2019 (dado mais atualizado da série), Campo Mourão se destacou como primeiro no Paraná na geração de empregos formais na atividade de Fabricação de Aparelhos Eletromédicos, Eletroterapêuticos e Equipamentos de Irradiação. Com relação ao total de empresas, Campo Mourão está em segundo lugar no estado com a maior quantidade de empresas, ficando atrás apenas de Curitiba.

A pesquisa feita com empresários do setor, identificou também a existência de um ecossistema local bem consolidado e a importância das incubadoras no desenvolvimento e fortalecimento da atividade no município. 

Outra questão importante apontada, refere-se à qualificação da mão de obra. Apesar dos empresários reconhecerem que as instituições de ensino existentes no município contribuem de forma significativa para a qualificação, este é um dos principais gargalos da atividade. A qualificação destes profissionais é específica, o que leva a um expressivo número de terceirização. A qualificação da mão de obra deste setor, pode ser constatada por meio dos dados da RAIS (2021), ao mostrar que 53,5% estão cursando ou concluíram o ensino superior. 

Os próximos passos do estudo é um aprofundamento para mensurar os impactos sociais e ambientais em Campo Mourão e região. Nesta perspectiva, para o Presidente do CODECAM, o empresário Newton Leal, os resultados deste estudo contribuirão para que Campo Mourão tenha maior notoriedade nesta atividade para atração de novos investimentos, bem como para a geração de emprego e renda em Campo Mourão e nos municípios da região. 

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios