Notícias

TJ-PR determina o afastamento do prefeito de Umuarama Celso Pozzobom

O vice Hermes Pimentel aguarda a notificação oficial para assumir o cargo ainda nesta quinta-feira (16).

O Tribunal de Justiça determinou nesta quarta-feira (15) o afastamento do prefeito Celso Pozzobom. A decisão teria sido tomada após um pedido do Ministério Público do Paraná. Celso teria sido comunicado da decisão ao final da tarde e, o advogado do prefeito na esfera criminal, Alessandro Silvério, teria afirmado que não teve acesso aos fundamentos acatados pelos desembargadores para decidirem pelo afastamento de Pozzobom.

Nos bastidores a informação é de que Pozzobom deverá permanecer fora do cargo por um período de 180 dias e que os motivos seriam a concessão a um servidor público, de uma gratificação salarial, um dia antes que ele fosse ouvido na CPI da Covid. Outro motivo teria sido uma reunião realizada no gabinete do Chefe do Executivo, onde vereadores teriam recebido instruções de advogados particulares do prefeito a respeito das diferenças entre Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e Comissão Processante (CP).

Estas duas comissões foram instauradas recentemente na Câmara Municipal de Umuarama. A primeira (CPI da Covid), faz uma investigação paralela ao Gaeco e ao Gepatria de desvios de R$ 19 milhões do Fundo Municipal de Saúde.

A ação do MP culminou na Operação Metástase, com a prisão de 10 pessoas citadas como envolvidas nos crimes de peculato e falsidade ideológica, além de fraudes em licitações (direcionamento para empresas de interesse do grupo), fraudes em contratações diretas (também com favorecimento a empresas ligadas ao grupo), superfaturamentos e corrupção ativa e passiva (com depósitos em contas de investigados e de terceiros).

Comissão Processante foi instaurada com o propósito de deliberar acercada dos argumentos do pedido de afastamento protocolada pelo deputado estadual Delegado Fernando (PSL).

Até o final da noite desta quarta-feira (15), a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Umuarama não havia se manifestado oficialmente a respeito da determinação.

O vice Hermes Pimentel aguarda a notificação oficial para assumir o cargo ainda nesta quinta-feira (16).

Umuarama News

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios