Notícias

Projeto de Lei aprovado na Câmara de C. Mourão exige Doulas vacinadas com duas doses contra Covid-19

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, o projeto de Lei 64/2021, de autoria da vereadora Naiany Hruschka Salvadori (foto), que altera o artigo 9º da Lei 4150/2020, do parlamentar Edson Battilani, que faleceu no dia 9 de setembro de 2020, cinco dias após a Lei entrar em vigor, por complicações da Covid-19. 

A Lei 4.150 predispõe sobre a presença de Doulas em maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres que atuam no município. O artigo 9º dizia que a Lei entra em vigor, após o período de pandemia ocasionado pelo Coronavírus SARS-CoV-2 – COVID-19. 

Com o projeto aprovado, a nova redação da Lei passa a exigir das Doulas, a imunização completa com as duas doses ou dose única da vacina contra a COVID-19 para os atendimentos presenciais nas maternidades e nos estabelecimentos hospitalares congêneres, das redes pública e privada em Campo Mourão.

“Essa alteração na Lei tem por objetivo possibilitar a atuação das Doulas nas maternidades e nos estabelecimentos hospitalares, tendo em vista que as Doulas foram inseridas no grupo prioritário da vacinação e já se encontram devidamente imunizadas contra a COVID-19, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação”, disse a vereadora autora da alteração no projeto 4150/2020, Naiany Hruschka Salvadori.

Segundo ela, nesse cenário de pandemia, as Doulas tem um papel importante. “O papel da Doula para a Saúde das gestantes é importante, pois ela oferece todos os tipos de apoio físico, mental e informativo necessários para garantir uma boa experiência de parto. Durante a pandemia da Covid-19, a atuação da Doula ganha outra importância, acolher e auxiliar a mulher grávida e seu acompanhante diante desse cenário atípico em que vivemos”.

Da Assessoria/CMCM

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios