Parque Urbano em Araruna é o primeiro a ser inaugurado no Paraná; fotos
O Parque das Araras foi o primeiro dos 46 em todo o Estado a ser inaugurado. Com 35 mil metros quadrados, possui 85% de área de preservação ambiental com árvores nativas.
O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, inaugurou, nesta quinta-feira (23), o primeiro Parque Urbano do Paraná no município de Araruna, no Centro-Oeste do Estado.
Os moradores da cidade viram o Parque das Araras, com mais de 35 mil metros quadrados, se transformar de uma área com problemas de erosão em um espaço sustentável. O espaço compreende os bairros Jardim Primavera, Jardim Araruama, Jardim Furlaneto e Jardim Aquarius.
O secretário ganhou da prefeitura um livro da história da cidade, que inclui o novo espaço de lazer e turismo.
“Estamos aqui lançando uma obra ambiental, cuidando do solo e da água e evitando que esse local se torne um lixão. Hoje, essa área pode ser aproveitada pela população, de crianças a idosos”, destacou o secretário.
Os moradores e autoridades deram início, nesta quinta-feira (23), ao plantio de mil mudas de árvores nativas para completar a área destinada à preservação, correspondente a 85% da área total.
PARQUES URBANOS – O Programa Parques Urbanos é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT). Em todo o Estado, 46 municípios têm obras do Programa Parques Urbanos, com investimento total de mais de R$46,8 milhões.
Para obter recursos junto ao órgão ambiental, a prefeitura deve elaborar o projeto executivo, de acordo com o padrão estipulado pelo IAT, que oferece apoio técnico aos municípios.
Em Araruna, o Parque das Araras teve investimento de R$1,13 milhão. Dentro do projeto, o município resolveu outro problema dos moradores, construindo uma ponte que liga o bairro Jardim Primavera ao Centro da cidade.
“O parque tem mobilidade e oferece qualidade de vida para a população, especialmente para as crianças e idosos. É um sonho de anos que se torna realidade”, afirma o prefeito de Araruna, Leandro Oliveira.
As obras duraram pouco mais de um ano, sendo impactadas pela pandemia do Covid-19.
TRANSFORMAÇÃO – Moradora de frente para o Parque das Araras há anos, Maria Regina Belussi dos Santos conta que foi testemunha de uma transformação no quintal de casa.
“Era feio, tinha uma paisagem horrorosa e agora está maravilhoso. Eu fico feliz vendo o pessoal andando e desfrutando desse espaço”, disse. Somente no bairro Jardim Primavera, três mil pessoas são beneficiadas com a nova estrutura.
O local abriga diversas nascentes que dão origem ao Córrego Timbó, que desagua no Córrego Rodrigues. Ela não era protegida e apresentava sinais de forte desmatamento e assoreamento de suas nascentes.
Com a instalação do parque, além do reflorestamento da área degradada, é feito um trabalho de manutenção e cuidado das nascentes.
A aposentada Ana Rodrigues de Souza mora no bairro vizinho, há dez minutos de distância a pé. Ela e as amigas, que antes ficavam em casa o dia todo, agora têm um local ideal para passear.
“Agora tem um parque para passear. Eu achei muito bonito a passagem que tem sombrinhas decorando. É muito gostoso ficar perto das árvores”, conta.
O Parque das Araras conta com pista de caminhada, um lago, trilha, academia ao ar livre, e um playground para as crianças, entre outras estruturas.
Da Assessoria