Notícias

Paraná Mais Verde chega a 5 milhões de árvores plantadas, anuncia Marcio Nunes

O programa Paraná Mais Verde, do Instituto Água e Terra (IAT/Sedest), chegou este mês à marca de 5 milhões de mudas de árvores nativas distribuídas. “Uma marca fantástica que todos devem celebrar. Além de reflorestar estado, é uma ação de educação ambiental. A meta do programa é contribuir para o reflorestamento do Estado com 10 milhões de mudas nos próximos anos, com foco na arborização urbana e rural, comemorou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes.

Com este número, o Estado plantou o equivalente a 3 mil campos de futebol – uma área de 3 mil hectares.

Antes das mudas serem preparadas para distribuição nos 19 viveiros florestais, elas passam por um processo de produção em dois laboratórios de sementes. “É um trabalho intenso. Nossos técnicos entram na floresta, selecionam a semente, trabalham ela nos laboratórios, para então virarem mudas com qualidade para serem plantadas e se transformarem em uma árvore”, explicou Nunes.

O Paraná Mais Verde foi criado em 2019. Um dos impactados pelo programa é o produtor rural. “Ele é obrigado por lei a recuperar sua área e pode solicitar gratuitamente sua muda nativa no site do órgão ambiental”, completou o secretário.

O IAT produz mais de 100 espécies de mudas nativas, entre frutíferas e para reflorestamento, inclusive árvores ameaçadas de extinção, como peroba-rosa, araucária e imbuia. Atualmente, a capacidade dos viveiros florestais é de produzir cerca de 3 milhões de mudas por ano.

COMO SOLICITAR – É possível solicitar mudas dos viveiros florestais pela internet, através do site www.sga.pr.gov.br.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios