[the_ad_group id="3495"]

Infestação do mosquito da dengue em Campo Mourão está dentro do preconizado pelo MS

Em 35 localidades foi constatado índice zero de infestação. As situações mais preocupantes, com índices considerados de alto risco, foram constatadas no Jardim Bandeirantes e no Conjunto Cohapar.

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA) realizado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde apontou um índice geral de 0,50 por cento de infestação. O levantamento demonstra que o índice reduziu em relação a última verificação e está dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de um por cento.

Das 42 localidades analisadas, apenas em sete o índice ultrapassou 1%. As situações mais preocupantes, com índices considerados de alto risco, foram constatadas no Jardim Bandeirantes, com 6,06% de infestação e no Conjunto Cohapar (5%). Em 35 localidades, o LIRA constatou índice zero de infestação.

“Acreditamos que o principal fator para essa redução é a escassez de chuva, que reduz a quantidade de recipientes com água parada. E também o trabalho permanente das equipes de campo na conscientização da população”, ressalta a coordenadora de campo do Setor de Endemias, Marinalva Ferreira da Luz.

Dos 1.693 imóveis verificados, em 8 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, a maioria em residências (50%). Os principais criadouros estão no lixo, como plásticos, vidro, metal, papelão e sucatas (50%). O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito.

Da Assessoria/PMCM

Sair da versão mobile