Notícias

Inaugurada há 26 anos, UBS agora é Centro de Especialidades e Pronto Atendimento; fotos

Posto de Saúde 24 Horas do Lar Paraná foi inaugurado com a presença do então ministro da saúde Adib Jatene

Em 26 de agosto de 1995 esteve em Campo Mourão o então ministro da Saúde, Adib Jatene, para ao lado do então prefeito Rubens Bueno inaugurar uma unidade de saúde 24 horas, construída no Lar Paraná. O serviço foi uma inovação no atendimento pelo SUS no município e o modelo foi copiado por outras cidades da região.

Prefeito Rubens Bueno e ministro Adib Jatene inaugurando o Posto 24 Horas do Lar Paraná (26/08/1995)
Foto: PMCM

Em agosto do ano passado, após uma reforma completa, o prédio ganhou outra finalidade e se tornou um Centro de Atendimento para mulheres e crianças e Pronto Atendimento até as 23 horas. Para o atendimento 24 horas foi colocada em funcionamento a UPA, construída na asa leste.

“Quando foi inaugurada a UPA, com melhor estrutura e equipamentos, ampliamos o serviço com especialidades para mulher e criança no Lar Paraná, que vem prestando um atendimento de excelência à população. E a ideia é aumentar o serviço para atendimento pós-Covid”, ressalta o prefeito Tauillo Tezelli, que era vice-prefeito da cidade quando da inauguração do prédio, em 1995.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, enfatiza que o novo serviço tem apresentado resultados expressivas para a saúde da população. “A estrutura de atendimento aos pacientes pode ser comparada com uma clínica particular, totalmente remodelada”, observa o secretário.

Na Central de Especialidades, em um ano, foram mais de 4 mil atendimentos nas áreas de ginecologia, obstetrícia, pneumologia, endocrinologia, dermatologia e nutrição. Já no Pronto Atendimento, que funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 23 horas, foram mais de 17 mil atendimentos em um ano.

“Quando falamos de desativar o antigo 24 horas e colocar a UPA em funcionamento, recebemos algumas críticas. Hoje temos o retorno muito positivo por parte dos pacientes, pois sempre tivemos a certeza que diante do número de atendimentos seria algo para resolver um grande gargalo na saúde”, completa o secretário.

Da Assessoria/PMCM

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios