Notícias

Sesi no Paraná completa 75 anos de história

Aniversário é marcado pelo atendimento a mais de 200 mil trabalhadores da indústria paranaense para a temática de Segurança e Saúde, incluindo prevenção e combate à covid-19, além de nova proposta de ação para o Colégio Sesi da Indústria

Referência em saúde, segurança e educação para a indústria paranaense, seus trabalhadores e familiares, o Sesi no Paraná completa hoje, 20 de julho, 75 anos de história oferecendo para mais de 200 mil trabalhadores da indústria diversos programas e serviços com foco em prevenção, saúde e combate ao novo coronavírus.

Por meio do Programa Sesi de Prevenção e Orientação à Covid-19, o Sesi no Paraná já atendeu mais de 33 mil trabalhadores da indústria paranaense com a realização de testes sorológicos IgG/IgM para covid-19 em unidades industriais de todo o estado, com entrega de laudo laboratorial a preços acessíveis.

Para apoiar a Saúde Mental dos trabalhadores da indústria paranaense que sintam necessidade de acolhimento neste período de pandemia, o Sesi, por meio do Centro de Inovação Sesi (CIS) em Longevidade e Produtividade, criou um Canal de Apoio à Saúde Mental, que funciona de forma simples, segura e gratuita, por meio do Whatsapp.

O programa, formado por psicólogos e assistentes sociais com experiência em atendimento ao público, já atendeu mais de 140 trabalhadores, em sua maioria mulheres jovens, com idade média de 33 anos, oferecendo acolhimento e mostrando que emoções como exaustão, irritação, medo, ansiedade e estresse são esperadas neste momento de pandemia. O serviço vem contribuir com a indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a existência de prestadores de apoio mental e psicossocial por meio do estabelecimento de equipes interdisciplinares para atendimento de pessoas fragilizadas emocionalmente.

Para os trabalhadores que precisam de orientações relacionadas ao coronavírus, a instituição oferece atendimento gratuito via WhatsApp, por meio da Central de Saúde, com médicos e especialistas do Sesi, referência em saúde e segurança na indústria. Desde a criação do Canal, já foram mais de 1.900 trabalhadores atendidos.

“Nessas sete décadas e meia, mais do que cumprir com competência a missão para a qual foi criado, o Sesi soube acompanhar as evoluções ao longo do tempo, adaptando seus serviços de acordo com a necessidade das indústrias e da comunidade”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. “Uma importância que ficou ainda mais evidente durante esta pandemia, com a instituição ofertando uma série de soluções que possibilitaram a operação segura das empresas”, acrescenta.

Para colaborar com a retomada segura dos trabalhos da indústria, o Sesi no Paraná também oferece, por meio do Programa Sesi de Prevenção e Orientação à Covid-19, assessoria para determinar as necessidades da indústria no aspecto de segurança e saúde, frente a características específicas de sua atividade, consultorias digitais para a construção de planos de contingência, relatório de diagnóstico e boas práticas, capacitações em EaD e cartilhas setoriais.

Na área da Educação, o Sesi também se reinventou com uma nova proposta de ação para o Colégio Sesi da Indústria. Além de encontros de carreiras com industriais e módulos de aprendizado sobre o trabalho, o Colégio Sesi da Indústria oferece aos alunos a possibilidade de conciliar o Ensino Médio com os cursos do Senai como forma de complementar a formação de modo ainda mais aderente às reais necessidades do setor industrial.

“O Sesi, em todas as suas áreas de atuação, coloca a inovação como premissa para criar serviços e ações que melhorem os resultados das indústrias e criem oportunidades para as pessoas, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado”, diz o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares. “É isso que nos garante o reconhecimento obtido nesses 75 anos de atuação e nos coloca em condições de seguirmos relevantes daqui para frente”, completa.

Sesi no Paraná

O Serviço Social da Indústria (Sesi) oferece soluções em segurança, saúde e educação para a indústria, para o trabalhador e sua família. Com o objetivo de reduzir despesas com saúde, prevenir acidentes de trabalho e promover a saúde dos trabalhadores, o Sesi oferece consultorias e serviços exclusivos para a indústria, garantindo mais competitividade e produtividade para os negócios, diminuindo gastos e atuando de forma preventiva. Com foco na educação inovadora ao alcance do trabalhador da indústria, o Colégio Sesi atua há 15 anos no estado do Paraná e tem o compromisso de oferecer uma educação de qualidade alinhada as necessidades da indústria. O Sesi também conta com o Colégio Sesi Internacional, com a oferta do ensino bilíngue em três cidades do estado, Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, e trilíngue em Foz do Iguaçu.Com o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável no estado do Paraná, desde 2003 o Sesi promove ações, projetos e programas que incentivam o engajamento da indústria e da sociedade nas temáticas sociais, ambientais e econômicas. É por meio do Sesi que o Sistema Fiep é signatário do Pacto Global, dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) e atua para o alcance das agendas mundiais de desenvolvimento propostas pela ONU para estimular que as indústrias ajam como protagonistas de ações de impacto, capazes de mudar a realidade das instituições e da sociedade.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios