Notícias

Reuso de água reduz em 97% o consumo mensal no Grupo Viação Garcia-Brasil Sul

Na semana do meio ambiente, uma das maiores empresas rodoviárias do país destaca ganhos com investimentos em sustentabilidade ambiental

A consciência socioambiental é a chave para um futuro sustentável. O Grupo Viação Garcia-Brasil Sul, com sede em Londrina/PR, vem investindo em várias ações para implantar processos construtivos de sustentabilidade ambiental que diminuam impactos ao meio ambiente e o consumo de bens naturais.

Com uma frota que atende a 222 cidades, em 135 linhas rodoviárias nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Grupo reduziu em 97% o consumo de água utilizada para a lavagem dos veículos.

A construção da Estação de Tratamento permitiu que a água utilizada na limpeza dos ônibus na garagem de Londrina fosse tratada para reuso na higienização da frota. O consumo de 110 mil litros diários passou a ser mensal, gerando uma economia de mais de 38,8 milhões de litros de água ao ano.

A utilização de energia fotovoltaica nas garagens de Londrina e Maringá trouxe também diminuição significativa no consumo de energia elétrica, resultando na redução estimada de 117,8 mil quilos de CO2 por ano em cada localidade, já que a produção de energia solar não emite gases em nenhuma de suas fases.

Também para garantir a qualidade do ar, os veículos são dotados com motores que atendem à legislação brasileira nos moldes da europeia (Euro 5), estabelecendo os limites máximos admissíveis de emissões gasosas. Os motores são movidos à biodiesel com solução transparente de ureia em água desmineralizada. Desta forma, é possível controlar a emissão de óxido de nitrogênio, evitando o lançamento de até 98% do gás para a atmosfera.

Toda a frota, além de ser a mais nova entre as empresas do setor, recebe manutenção preventiva para evitar sobrecarga nas peças, aumentar a segurança na operação e reduzir a emissão de poluentes. Os veículos da empresa são geridos pelo Programa Despoluir da FEPASC (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Paraná e Santa Catarina).

Os resíduos de materiais perigosos são destinados a empresas credenciadas para o descarte correto, representando um volume de cerca de 80 mil quilos ao ano. Os resíduos recicláveis como papel, vidro, plástico e metal são doados a ONGs, totalizando cerca de 45 mil quilos ao ano.

Para o vice-presidente do Grupo, Estefano Boiko Júnior, a adoção de práticas sustentáveis faz parte das ações de responsabilidade socioambiental da empresa. “Estamos sempre atentos ao monitoramento dos impactos e à implantação de procedimentos que possam contribuir com a preservação do meio ambiente para as futuras gerações”, afirmou.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios