Notícias

Livro conta a história dos 70 anos do Clube 10 de Outubro

No ano em que completa 70 anos de fundação, o Clube Social e Recreativo 10 de Outubro receberá um importante registro histórico e documental de sua trajetória: o livro “Uma história de gerações: 70 anos do Clube Social e Recreativo 10 de Outubro”, escrito pelo historiador Jair Elias dos Santos Júnior. O livro será lançado por meio de uma transmissão online no próximo dia 22 de junho, pela página do Clube no Facebook.

Fundado em 20 de abril de 1951, o Clube 10 de Outubro foi criado com o intuito de reunir a comunidade mourãoense, que até então não tinha um local para a realização de confraternizações. “Ao longo de sua história, o Clube se tornou no ponto de convergência da sociedade mourãoense. Grandes nomes da música brasileira se apresentaram em Campo Mourão, como Roberto Carlos, Agnaldo Timóteo, Agnaldo Rayol, Toquinho e outros”, detalhou Jair.

O livro tem 224 páginas e registra desde a fundação do Clube – o mais antigo em funcionamento na região noroeste do Paraná – até a atualidade. “Fizemos um intenso trabalho de pesquisas. Além da leitura de atas e documentos do arquivo do Clube, todos os jornais de 1968 até 1995 foram lidos”, explicou o autor.

O livro editado pela Nova História Assessoria e Gestão Cultural, com apoio da diretoria da agremiação, é dividido em vários capítulos que retratam a evolução e as grandes festividades organizadas pela agremiação, entre elas, o carnaval, festa texana e o baile de debutantes.

“Foi uma caminhada de quase dois anos, com boas descobertas e acompanhada por um sentimento de responsabilidade extrema. As informações históricas obtidas nessa peregrinação pela história nos mostrou o Clube 10 com um olhar diferenciado. Não é só um clube social. É um agente de evolução social inserido em um território em constante transformação”, contou Jair Elias.

O livro poderá ser adquirido pelos associados e comunidade em geral, após o lançamento, na secretaria do Clube. 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios