Notícias

Por que Curitiba pode ser a cidade do futuro?

Cidade modelo, cidade sorriso, capital das araucárias, capital ecológica. São diversos os apelidos que Curitiba recebeu ao longo do tempo, sobretudo nos últimos anos. E, se pararmos para analisar, muitos deles mostram o que a cidade tem se tornado nos últimos tempos: moderna, com boa infraestrutura e preparada para as transformações do futuro. E é exatamente por isso que a capital do Paraná é uma das cidades que mais tem para oferecer para o Brasil.

O futuro é verde, Curitiba também

Capital ecológica não é apenas um apelido carinhoso para a cidade. Curitiba é considerada a cidade mais verde da América Latina. O que isso tem a ver com o desenvolvimento para o futuro? Tudo! A humanidade já percebeu há muito tempo que é necessário apostar na preservação do meio ambiente se quisermos garantir um futuro saudável. Por isso, projetos de urbanismo, de reciclagem e de incentivo a iniciativas pró-meio-ambiente são muito bem-vindos em qualquer lugar.

Curitiba já percebeu isso há muito tempo. Não à toa, é uma das capitais do Brasil que melhor oferece serviço de transporte público, o que reduz o número de carros no trânsito e, consequentemente, a emissão de gases prejudiciais ao meio-ambiente. Inspirada por cidades europeias em que esse tipo de iniciativa é bastante comum, Curitiba acabou se tornando exemplo para outras importantes cidades do Brasil como São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.

O futuro da economia

O estimulo que Curitiba dá aos empreendedores também merece destaque no crescimento da cidade. A lógica do mercado muitas vezes parece ser simples: mais empresas, mais empregos e uma maior economia. Porém, na prática nem sempre isso funciona. Um dos grandes problemas está na burocracia e na dificuldade que negócios encontram para que esse aumento do mercado ocorra. O fato de Curitiba ser a capital mais rápida para abertura de empresas no país serve como um incentivo para que novos negócios possam acontecer.

O estímulo para que novas empresas abram não serve apenas para aquecer um mercado já existente, mas também para incentivar outros mercados que ainda não têm estabilidade na região. Áreas mais específicas da tecnologia, principalmente, podem se aproveitar dessas facilidades para gerar mais empregos e tornar Curitiba uma cidade ainda mais atrativa.

Um exemplo é a profissão de desenvolvedor de aplicativos de entretenimento, principalmente de jogos online, área que está em plena expansão há mais de uma década e que ainda possui muito espaço para crescimento, sobretudo no Brasil, onde há profissionais, procura por especializações e público interessado. Essa é a fórmula perfeita para fazer um setor crescer. 

Uma cidade para todos

Se gerir um negócio não é fácil, fazer o mesmo com uma cidade é uma tarefa muito mais complicada. Ainda mais porque, para que um projeto funcione, é necessário que haja uma estrutura de longo prazo. E parte desse projeto precisa ser voltado para que problemas comuns nas cidades brasileiras sejam sanados. Pensando na resolução desse tipo de dificuldade, a cidade costuma oferecer cursos gratuitos em áreas estratégicas, incentivando o mercado local e profissionalizando seus moradores. 

O índice de Gini, que mede a distribuição de renda por estados no Brasil, aponta o Paraná como o sexto mais bem colocado no ranking, o que já demonstra o avanço da cidade para que o futuro seja o ideal para todos.

Curitiba é uma cidade estrategicamente bem localizada, com uma população jovem ativa, pontos turísticos e uma boa vida noturna. Ideal para jovens, famílias e também para os mais velhos. Seu crescimento e seu potencial de ser uma cidade modelo no futuro atrai cada vez mais pessoas para seu entorno, tanto que Curitiba foi uma das cidades que mais recebeu novos moradores nos últimos anos.

Seja pela promessa de um futuro mais verde e com uma economia mais criativa ou mesmo pelo planejamento já executado em Curitiba, a verdade é que a cidade tem sido um modelo do que pode ser feito em outras partes do Brasil. E principalmente por exalar esperança de um futuro melhor, Curitiba pode ser considerada a cidade do futuro.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios