Paraná decide antecipar vacinação de professores e profissionais da educação
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), anunciou hoje que a Secretaria de Estado da Saúde decidiu antecipar o início da vacinação de professores e demais profissionais da educação do Paraná contra a Covid-19. Segundo Bakri, o secretário Beto Preto pretendi iniciar a vacinação de professores e profissionais da educação, ao mesmo tempo que a imunização das pessoas portadoras de comorbidades. De acordo com o líder governista, Preto planeja remanejar doses da vacina para os profissionais da educação, mesmo que o Ministério da Saúde não concorde com a reivindicação do Paraná.
“A Sesa está fazendo um planejamento para vacinar os professores em paralelo ao grupo das comorbidades. Recebi agora há pouco no meu whats up do secretário Beto Preto. O secretário disse que mesmo que o Ministério da Saúde não se manifeste sobre o ofício do Paraná, o Estado estuda remanejar por decisão própria, doses da vacina para os profissionais da educação. Que afinal de contas o Estado recebeu 438 mil doses que chegaram no sábado”, disse Bakri.
Na semana passada, o secretário foi a Brasília, onde apresentou ao ministério um pedido de antecipação da vacinação dos profissionais e trabalhadores da educação. O Estado defende a readequação do calendário nacional para que a imunização dos docentes e servidores aconteça simultaneamente às pessoas com comorbidades.
Na ocasião, Beto Preto entregou um ofício ao secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, reforçando o posicionamento do Paraná. Ele destacou que a mudança na orientação e a garantia das doses precisam partir do Ministério da Saúde. “Queremos vacinar os professores. Precisamos de vacinas. Vamos enfatizar esta posição do Paraná acerca da cobertura da Educação. Cabe ao Ministério essa revisão”, disse.