Notícias

Com piora da pandemia, governo do Paraná prepara novo decreto de medidas restritivas

O governador Ratinho Jr afirmou nesta sexta (14) que um novo decreto de medidas restritivas contra o avanço da Covid-19  deve ser editado para valer a partir da próxima segunda (17). O atual decreto 7.506/2021 vence neste sábado (15), mas deve ser prorrogado até domingo (16) para que os estabelecimentos comerciais possam se adequar. Em entrevista ao telejornal Meio Dia, da RPC, o governador disse que o novo decreto deve ter medidas diferentes por regionais, levando em conta os índices da Covid-19.

“Nós teremos um novo decreto, que será definido em reunião nesta sexta (14) com a secretaria de Estado de Saúde, com base nas avaliações dos índices do coronavírus. Não queremos criar nenhum tipo problema para os setores, principalmente de restaurantes, por isso vamos postergar o atual decreto até domingo. A tendência é que o decreto determine medidas por região para amenizar os efeitos econômicos da pandemia”, afirmou ele. Depois de breve período de estabilidade, os índices começaram a subir novamente, assim como a ocupação de UTIs e a fila de pacientes. 

Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-PR) e compilados pelo Bem Paraná, em menos de um mês a fila de espera por um leito Covid no SUS mais do que dobrou. No dia 15 de abril, por exemplo, 250 pessoas aguardavam para serem internadas, 100 delas esperando por um leito clínico e 150 por um leito de UTI. No dia 13 de maio, no entanto, já eram 551 pessoas na fila, 265 aguardando por um leito clínico e 286 por leito de UTI.

O decreto em vigor do Governo do Estado libera bares, restaurantes, shopping centers e comércio em geral os domingos. As novas regras de funcionamento de atividades não essenciais estão condicionadas a restrições de horário, de ocupação e capacidade e de modalidade de atendimento. Também fica permitida a reabertura de museus.

Da Redação com Bem Paraná

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios