[the_ad_group id="3495"]

Campo Mourão estará em “lockdow” de quinta a domingo

Objetivo é amenizar o alto índice de contaminação da Covid-19, que deixou o sistema de saúde em colapso

Decreto municipal publicado na segunda-feira determina que a partir desta quinta-feira, dia 27 de maio, até domingo (dia 30), Campo Mourão estará em “lockdow” (confinamento). A medida é uma tentativa de amenizar o alto índice de contaminação da Covid-19, que deixou o sistema de saúde em colapso. A maioria dos municípios da região também aderiram às mesmas medidas.

Com o decreto todo o comércio e serviços estarão fechados por quatro dias, inclusive supermercados. Apenas indústrias do ramo de alimentos e medicamentos poderão funcionar, assim como postos de combustíveis e farmácias. “Não é mais novidade que o sistema de Saúde já ultrapassou o limite e a mudança desse cenário depende da população se conscientizar. Se isso não acontecer, nem mesmo o lockdow vai resolver”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

“Ninguém queria fechar o comércio. Mas todos os dias recebemos telefonemas ou mensagens de pessoas pedindo ajuda para internar familiares e não temos condições de atender. Tem várias empresas com surto de Covid. A questão não é mais dinheiro. É o sistema de saúde que não dá conta de atender”, justifica o prefeito Tauillo Tezelli. Ele lembra que o município investiu além dos recursos recebidos do governo federal para o combate à doença. “Estamos no vermelho já”, afirmou.

O presidente do Cis-Comcam, Rafael Bolacha, lembrou que muitos pacientes estão ficando nos Pronto Atendimentos dos municípios sem ter pra onde mandar. “Isso tira o sono do gestor. Os 25 prefeitos da Comcam não estão dormindo e os funcionários da linha de frente estão tensos. Infelizmente teremos que adotar medidas impopulares, que mexem com a economia, mas nós também precisamos da ajuda da comunidade”, reforçou.

Da Assessoria/PMCM

Sair da versão mobile