Na tarde desta quarta-feira (19/5), a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) fez a entrega de cinco capacetes respiratórios ao Hospital Santa Casa local. Os equipamentos destinam-se ao atendimento de pacientes com Covid-19 e foram comprados pela entidade empresarial, com recursos próprios, atendendo reivindicação da instituição hospitalar.
A entrega foi feita pelo presidente da Acicam, Ben-Hur Berbet, ao presidente do Hospital Santa Casa de Campo Mourão, Pedro Henrique Montans Baer. Também a superintendente do Hospital Santa Casa, Lucinéia Marques de Souza Scheffer, participou do ato no auditório da Acicam.
Capacete Respiratório
O capacete Elmo, como é denominado, constitui-se em um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente.
Por ser capaz de manter um percentual de oxigênio nas vias aéreas, associada à pressão positiva contínua, o capacete Elmo proporciona aos pacientes com insuficiência respiratória – a exemplo do quadro gerado pela Covid-19 -, a recuperação da função pulmonar.
O Elmo é posicionado na cabeça, em atmosfera de alto fluxo de ar medicinal e oxigênio e com pressão positiva. O capacete possui um acesso para entrada de ar tratado, mistura de oxigênio e ar medicinal, que permite ao paciente respirar com conforto, segurança e sem esforço, em virtude de seu projeto, design e leveza dos materiais utilizados.