O Projeto Papa Pilhas, que vem sendo desenvolvido pelo SICOOB em parceria com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do Município de Campo Mourão, está sendo ampliado para atender ainda melhor a população.
O objetivo do projeto é contribuir para o descarte adequado de pilhas e baterias, que representam um risco ao meio ambiente e à saúde pública, além de conscientizar a população a dar um destino ecologicamente correto, evitando que sejam descartados em lixo comum.
Esses materiais são recolhidos periodicamente, em todo o município. No último dia 16, diversos coletores do projeto Papa Pilhas foram recolhidos e juntos, somaram cerca de 30 kg de material.
Na Fundação Educere, está incubada a startup CarbonExplore que conta com dois colaboradores; Henrique Geraldino, que é o químico responsável pela produção e pesquisa; e Wellington Zachytko, responsável pelo setor administrativo.
A CarbonExplore produz grafeno a partir de uma técnica considerada ambientalmente correta por não fazer uso de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Parte de sua produção é realizada a partir de grafites retirados de pilhas usadas, que são fornecidas através do recolhimento do Projeto Papa Pilhas.
Após a extração do grafeno, o restante do material é destinado pelo SICOOB a uma empresa especializada na reciclagem e destinação adequada de pilhas e baterias, onde alguns componentes podem ser reciclados através de processos específicos, e os demais materiais contaminantes são separados e recebem o tratamento apropriado antes da disposição final.
O SICOOB ainda forneceu mais 14 coletores que serão distribuídos em alguns pontos estratégicos, como mercados, por exemplo. Atualmente, há coletores na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, na Prefeitura Municipal, na Câmara Municipal de Vereadores, na Unespar e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em breve, serão divulgados os demais pontos de coleta.
O que você consumidor deve fazer? Separar as pilhas e baterias usadas nas suas casas e procurar o ponto de recolhimento mais próximo para realizar o descarte de forma correta. Participando deste projeto, os cidadãos mourãoenses estão colaborando para a preservação do meio ambiente.
Da Redação com Assessoria