Notícias

Paraná passa de alerta ‘moderado’ para ‘altíssimo’ em 24 horas, segundo levantamento; C. Mourão com alerta considerado alto

Segundo dados apurados pelo consórcio de pesquisadores do Farol Covid, o Paraná passou nesta quinta-feira, 8 para o alerta considerado ‘altíssimo’ para a Covid-19. No dia anterior, o Estado estava como a única unidade da federação que não apresenta alerta considerado ‘altíssimo’ para a Covid-19, embora o risco de transmissão do novo coronavírus ainda seja alto no estado.

Até quarta-feira, 7, estimavam, utilizando dados públicos, que haviam mais de 358 mil casos ativos da doença no Paraná. Nesta quinta, o número passou para 374 mil, sendo que para cada grupo de 10 infectados, sete não são diagnosticados. A taxa de contágio (Rt) teria passado de 0,96, o que indica um cenário de estabilidade, para, 0,9 e 1,0.

A escala do Farol Covid apresenta quatro níveis de urgência: “novo normal” (o menos preocupante), “moderado”, “alto” (níveis intermediários) e “altíssimo” (o mais grave). No Paraná, apesar do alerta “alto”, o controle da doença é considerado moderado, bem como a capacidade do sistema de saúde em responder à demanda.

A média móvel de óbitos, que estava em 1,45 (também por 100 mil habitantes), passou para 1, 75.

Situação nos municípios ainda é preocupante

Mesmo com a melhora dos dados a nível estadual, a maioria dos municípios paranaenses ainda enfrenta uma situação crítica, com nível de alerta altíssimo. É o que acontece com 349 das 399 cidades do estado, o equivalente a 87,5% do total – um mês antes, 94,5% dos municípios se encontravam no estado de alerta máximo para o avanço da pandemia.

Outros 47 municípios estão com alerta considerado alto, grande parte deles localizado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). São eles: Adrianópolis, Altamira do Paraná, Altônia, Barbosa Ferraz, Campina Grande do Sul, Campina da Lagoa, Campo Magro, Campo Mourão, Cerro Azul, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Diamante D’oeste, Esperança Nova, Farol, Godoy Moreira, Icaraíma, Iporã, Janiópolis, Jardim Alegre, Lapa, Lunardelli, Mamborê, Marechal Cândido Rondon, Mariluz, Mato Rico, Moreira Sales, Maripá, Nova Cantu, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Peabiru, Perobal, Pérola, Piên, Pinhais, Quitandinha, São João do Ivaí, São José dos Pinhais, São Pedro do Iguaçu, Tijucas do Sul, Toledo, Tupãssi e Ubiratã.

Além disso, outras três cidades (Campo do Tenente, Doutor Ulysses e Rio Negro) apresentam alerta moderado – as três chegaram a estar no “novo normal” dias atrás, mas tiveram piora na classificação ontem.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios