Notícias

Infestação do mosquito da dengue acima do limite em Campo Mourão

Lira constata índice de 1.26% de infestação do mosquito Aedes aegypti no município

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA) realizado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde apontou um índice geral de 1,26 por cento de infestação. O preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de um por cento.

Das 43 localidades analisadas, em cinco o índice ultrapassou 4 por cento, que é considerado alto risco. Os índices mais altos foram constatados nos jardins Flórida (6,67%) e Santa Cruz, com 5,26% de infestação. Em 14 localidades, o LIRA constatou índice zero de infestação.

Dos 1.828 imóveis verificados, em 23 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, a maioria em residências (78 por cento). Os principais criadouros estão no lixo, encontrados dentro dos quintais (34,80), como plástico, vidro, metal e papelão.

A coordenadora de campo do Departamento de Endemias, Marinalva Ferreira da Luz, ressalta que atualmente o município tem três casos de dengue comprovados e alguns suspeitos. “A população não pode baixar a guarda, tem que continuar cuidando, pois a doença está aí e os maiores índices estão nas residências”, observa.

O LIRA serve de base para o trabalho de combate ao mosquito. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios